MISTURA MANIA: UM JOGO SOBRE TIPOS DE MISTURAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131916 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4018 "inscrito_id" => 5501 "titulo" => "MISTURA MANIA: UM JOGO SOBRE TIPOS DE MISTURAS" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no Ensino Médio é fundamental para incentivar a participação dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e dinâmico. Neste contexto, a presente atividade desenvolvida, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), teve como foco a aplicação de um jogo de tabuleiro sobre tipos de misturas e métodos de separação, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a participação ativa dos alunos. O jogo foi aplicado em turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, abordando conceitos do conteúdo curricular. A metodologia envolveu a divisão da turma em duas equipes, promovendo o aprendizado de conceitos químicos de maneira prática, e, promovendo a interação saudável dos estudantes. O tabuleiro do jogo foi feito em papelão, onde nele consta caminhos que levam a diferentes estações de classificação e tipos de misturas, as cartas foram feitas em papel ofício contendo descrições ou imagens de misturas comuns, e, que descrevem métodos de separação, cada jogador teve um pino para se identificar, e uma folha de pontuação. Durante a dinâmica, o jogador vencedor de cada equipe ganharam um prêmio simbólico, o que estimulou a competitividade saudável e o engajamento dos participantes. Os resultados sinalizaram uma maior interação entre os estudantes e avanços na compreensão dos conteúdos abordados, evidenciando a importância das atividades lúdicas no processo de ensinoaprendizagem. A implementação de metodologias ativas, como o jogo, pode favorecer a aprendizagem de química no ensino médio, ao combinar conhecimento teórico e práticas criativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5501_TB4018_21032025165030.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMYLA DA CRUZ BENICÁ" "autor_nome_curto" => "KAMYLA BENICÁ" "autor_email" => "benicakamyla@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131916 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4018 "inscrito_id" => 5501 "titulo" => "MISTURA MANIA: UM JOGO SOBRE TIPOS DE MISTURAS" "resumo" => "O emprego de metodologias ativas no Ensino Médio é fundamental para incentivar a participação dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e dinâmico. Neste contexto, a presente atividade desenvolvida, vinculada ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), teve como foco a aplicação de um jogo de tabuleiro sobre tipos de misturas e métodos de separação, com o objetivo de incentivar o aprendizado e a participação ativa dos alunos. O jogo foi aplicado em turma do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro, abordando conceitos do conteúdo curricular. A metodologia envolveu a divisão da turma em duas equipes, promovendo o aprendizado de conceitos químicos de maneira prática, e, promovendo a interação saudável dos estudantes. O tabuleiro do jogo foi feito em papelão, onde nele consta caminhos que levam a diferentes estações de classificação e tipos de misturas, as cartas foram feitas em papel ofício contendo descrições ou imagens de misturas comuns, e, que descrevem métodos de separação, cada jogador teve um pino para se identificar, e uma folha de pontuação. Durante a dinâmica, o jogador vencedor de cada equipe ganharam um prêmio simbólico, o que estimulou a competitividade saudável e o engajamento dos participantes. Os resultados sinalizaram uma maior interação entre os estudantes e avanços na compreensão dos conteúdos abordados, evidenciando a importância das atividades lúdicas no processo de ensinoaprendizagem. A implementação de metodologias ativas, como o jogo, pode favorecer a aprendizagem de química no ensino médio, ao combinar conhecimento teórico e práticas criativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5501_TB4018_21032025165030.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAMYLA DA CRUZ BENICÁ" "autor_nome_curto" => "KAMYLA BENICÁ" "autor_email" => "benicakamyla@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO (IFRJ)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }