APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO EM UMA OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO EM UMA OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS" "resumo" => "Estudos recentes mostram que a rede pública vem apresentando resultados insuficientes nas avaliações promovidas pelo Governo Federal, nesta pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, localizada em Natal/RN os últimos resultados do IDEB e SAEB apresentaram resultados insuficientes quando se trata de verificar as habilidades de leitura e alfabetização de seus estudantes. Segundo Magda Soares a alfabetização “é o processo da apropriação da escrita e domínio do sistema de representação da escrita alfabética”, no entanto é necessário que além de decodificar as letras do sistema alfabético, o estudante possa aplicar o que aprendeu em sua prática social trata-se do letramento “Capacidade de uso da escrita para inserir-se nas práticas sociais” A BNCC ressalta o letramento quando em suas competências gerais para o Ensino Fundamental Anos Finais traz que além do Conhecimento cognitivo curricular, o estudante deve desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo, o repertório cultural, a comunicação, a cultura digital, o autoconhecimento e o autocuidado, a responsabilidade e a cidadania. Como resultado preliminar desta pesquisa verificou-se que em 2024 os estudantes não atingiram as metas propostas quando se trata das habilidades de leitura e interpretação necessárias para que ocorra o processo de ensino aprendizagem prejudicando assim o desenvolvimento das competências gerais. Este ano em levantamento preliminar na escola a partir de uma avaliação diagnóstica com as turmas dos sétimos no qual o instrumento avaliativo tinha 20 questões sendo 10 questões de português e 10 questões de Matemática, observou-se que de 56 estudantes a maioria deles apresentou uma média de acerto de 05 questões na prova de português, e somente 03 estudantes atingiram a pontuação máxima. Como próximos passos metodológicos pretende-se aplicar uma intervenção com atividades voltadas para a leitura de forma a desenvolver a alfabetização científica e letramento utilizando como suporte metodológico a coleção sobre sistema do corpo humano e a turma da Mônica produzida pela editora de Mauricio de Souza, no formato de Rotação de Estação onde a cada 15 dia será dedicado um horário de aula para os estudantes lerem e responderem a um dos livros da coleção. Espera-se que haja uma melhora significativa das notas nas avaliações externas da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID62_TB4026_05042025130947.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KATARINA N DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Katarina" "autor_email" => "anakatarinaazevedo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131921 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4026 "inscrito_id" => 62 "titulo" => "APRENDENDO SOBRE O CORPO HUMANO EM UMA OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NAS AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS" "resumo" => "Estudos recentes mostram que a rede pública vem apresentando resultados insuficientes nas avaliações promovidas pelo Governo Federal, nesta pesquisa realizada na Escola Municipal Professor Otto de Brito Guerra, localizada em Natal/RN os últimos resultados do IDEB e SAEB apresentaram resultados insuficientes quando se trata de verificar as habilidades de leitura e alfabetização de seus estudantes. Segundo Magda Soares a alfabetização “é o processo da apropriação da escrita e domínio do sistema de representação da escrita alfabética”, no entanto é necessário que além de decodificar as letras do sistema alfabético, o estudante possa aplicar o que aprendeu em sua prática social trata-se do letramento “Capacidade de uso da escrita para inserir-se nas práticas sociais” A BNCC ressalta o letramento quando em suas competências gerais para o Ensino Fundamental Anos Finais traz que além do Conhecimento cognitivo curricular, o estudante deve desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo, o repertório cultural, a comunicação, a cultura digital, o autoconhecimento e o autocuidado, a responsabilidade e a cidadania. Como resultado preliminar desta pesquisa verificou-se que em 2024 os estudantes não atingiram as metas propostas quando se trata das habilidades de leitura e interpretação necessárias para que ocorra o processo de ensino aprendizagem prejudicando assim o desenvolvimento das competências gerais. Este ano em levantamento preliminar na escola a partir de uma avaliação diagnóstica com as turmas dos sétimos no qual o instrumento avaliativo tinha 20 questões sendo 10 questões de português e 10 questões de Matemática, observou-se que de 56 estudantes a maioria deles apresentou uma média de acerto de 05 questões na prova de português, e somente 03 estudantes atingiram a pontuação máxima. Como próximos passos metodológicos pretende-se aplicar uma intervenção com atividades voltadas para a leitura de forma a desenvolver a alfabetização científica e letramento utilizando como suporte metodológico a coleção sobre sistema do corpo humano e a turma da Mônica produzida pela editora de Mauricio de Souza, no formato de Rotação de Estação onde a cada 15 dia será dedicado um horário de aula para os estudantes lerem e responderem a um dos livros da coleção. Espera-se que haja uma melhora significativa das notas nas avaliações externas da escola." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID62_TB4026_05042025130947.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA KATARINA N DE AZEVEDO" "autor_nome_curto" => "Katarina" "autor_email" => "anakatarinaazevedo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }