COMPROMETIMENTO DOCENTE: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4042 "inscrito_id" => 11091 "titulo" => "COMPROMETIMENTO DOCENTE: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS" "resumo" => "O respeito, a empatia e o comprometimento do docente com o aluno são pilares essenciais para a construção de um ambiente educacional saudável e produtivo. Este trabalho destaca a importância dessas atitudes na promoção de relações de confiança durante o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se nas discussões de Paulo Freire, enfatiza-se que a educação deve ser um ato de amor e respeito, onde o docente reconhece a individualidade de cada aluno. A pesquisa aponta que a empatia do educador — a capacidade de se colocar no lugar do outro — facilita a identificação das necessidades e dificuldades dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes e personalizadas. Métodos como a escuta ativa e o feedback construtivo são fundamentais para gerar um ambiente de aprendizagem que valoriza todos os envolvidos. Os principais resultados demonstram que, ao cultivar respeito e empatia, os educadores promovem não apenas a autoestima e a autoconfiança dos alunos, mas também a formação de habilidades socioemocionais essenciais à convivência social. Contudo, desafios persistem, como a falta de formação específica dos educadores em promover essas competências e as pressões por resultados acadêmicos que podem restringir essa efetividade. Portanto, o comprometimento docente em criar um ambiente respeitoso e empático deve ser considerado prioridade nas práticas educativas, beneficiando o desenvolvimento integral dos alunos e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e solidários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11091_TB4042_23032025121531.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA DO VALE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.vale@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131934 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4042 "inscrito_id" => 11091 "titulo" => "COMPROMETIMENTO DOCENTE: UM CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS" "resumo" => "O respeito, a empatia e o comprometimento do docente com o aluno são pilares essenciais para a construção de um ambiente educacional saudável e produtivo. Este trabalho destaca a importância dessas atitudes na promoção de relações de confiança durante o processo de ensino-aprendizagem. Baseando-se nas discussões de Paulo Freire, enfatiza-se que a educação deve ser um ato de amor e respeito, onde o docente reconhece a individualidade de cada aluno. A pesquisa aponta que a empatia do educador — a capacidade de se colocar no lugar do outro — facilita a identificação das necessidades e dificuldades dos alunos, permitindo intervenções mais eficazes e personalizadas. Métodos como a escuta ativa e o feedback construtivo são fundamentais para gerar um ambiente de aprendizagem que valoriza todos os envolvidos. Os principais resultados demonstram que, ao cultivar respeito e empatia, os educadores promovem não apenas a autoestima e a autoconfiança dos alunos, mas também a formação de habilidades socioemocionais essenciais à convivência social. Contudo, desafios persistem, como a falta de formação específica dos educadores em promover essas competências e as pressões por resultados acadêmicos que podem restringir essa efetividade. Portanto, o comprometimento docente em criar um ambiente respeitoso e empático deve ser considerado prioridade nas práticas educativas, beneficiando o desenvolvimento integral dos alunos e contribuindo para a formação de cidadãos críticos e solidários." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11091_TB4042_23032025121531.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA DO VALE DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "MARCIA" "autor_email" => "marcia.vale@live.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }