Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ROMANTIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A romantização do trabalho docente é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais atenção no debate público sobre a educação. Muitas vezes, o trabalho dos professores é retratado de maneira idealizada, destacando apenas aspectos positivos e desconsiderando os desafios e as complexidades envolvidos na profissão. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre esse tema no que se refere à idealização e ao embelezamento da profissão do docente, na maioria das vezes, simbolizada de maneira excessivamente agradável e bondosa. Esse texto é fundamentado em uma pesquisa bibliográfica abrangente, que inclui uma revisão cuidadosa da literatura existente sobre a romantização do trabalho docente. Através da análise de estudos acadêmicos, artigos especializados e publicações relevantes, buscase oferecer uma visão crítica sobre como a idealização da profissão docente impacta a percepção pública e as condições de trabalho dos professores. A ideia de que o professor trabalha por amor provém de uma época que o trabalho dos Jesuítas era visto como uma ação social, por amor a Cristo. Logo, surgiu a ideia do professor trabalhar exclusivamente por amor, invalidando toda precarização do sistema educacional, incluindo os fatores econômicos e sociais, uma vez que o docente é visto como “salvador” de todos os problemas presentes no ambiente escolar. Romantizar o trabalho dos educadores, ignorando os desafios reais que esses profissionais enfrentam diariamente, não só desconsidera as dificuldades enfrentadas, mas também desvaloriza as condições de trabalho e a remuneração justa. Portanto, é fundamental valorizar os professores e desconstruir a falsa idealização de sua profissão.

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