Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E SEU IMPACTO NA INCLUSÃO E NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM TEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

RESUMO A inclusão escolar de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil tem-se apresentado como um amplo desafio que demanda suporte pedagógico especializado adequado, e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um dos principais recursos para garantir sua participação ativa no ambiente escolar. Contudo, há lacunas na compreensão a respeito do impacto do AEE no desenvolvimento social e cognitivo desses sujeitos. A fim de abordar a questão subjacente, este trabalho apresenta a seguinte indagação: Como os docentes percebem as contribuições do Atendimento Educacional Especializado (AEE) para o desenvolvimento social e cognitivo das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil em Mossoró-RN? Diante disso, busca- se identificar as contribuições do AEE para o desenvolvimento de crianças com TEA na Educação Infantil no município de Mossoró-RN. Na construçao do referencial teórico para a realização desta pesquisa, apontamos os estudos realizados por MACHADO, 2019; MOREIRA; SOUZA, 2019; BRAGA, 2021; YAEGASHI et al., 2022, que discutem sobre os desafios na formação docente e na elaboarção de recursos pedagógicos adequados para o AEE, como tambem, Nóvoa (2023) destaca a importância da formação docente continuada e da cooperação entre os docentes para fortalecer práticas de educação inclusiva, além de documetnos legais que tratam sobre o atendimento educaiconal especializado. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, utilizando análise de conteúdo com base em Bardin (2011). Para a construção das informações, adotamos a técnica do questionários, observações e grupos focais com os professores das salas regulares e do AEE. Com o estudo, espera-se que esta pesquisa alargue o debate sobre a inclusão escolar e proveja subsídios para aprimorar as políticas educacionais volvidas ao público-alvo da educação especial.

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