Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO MEIO PARA A ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132059
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 11913
    "titulo" => "O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO MEIO PARA A ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar um epítome que mostra o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos primeiros anos da Educação Básica de uma escola que se localiza no interior do Ceará. A ludicidade é um recurso pedagógico eficaz na transformação do seu desenvolvimento potencial. Diversos estudos têm comprovado o quão importante é o uso dos jogos dentro da sala de aula, para que a criança desfrute de oportunidades prazerosas de aprender, enfrentem desafios de forma a se desenvolver espontaneamente. Este trabalho foi desenvolvido em duas linhas de pesquisas. A primeira, um estudo bibliográfico; a segunda uma pesquisa de campo mostrando de forma sucinta os resultados obtidos através deste estudo. Quantos a metodologia de pesquisa, foi feita uma análise de dados no “Google Scholar” e um estudo embasado a luz de Elkonin (2009); Chicon (2016); Vigostski (1997) e outros que se fazem relevante a esta pesquisa. Após a avaliação dos dados coletados foram descartados aqueles de menor relevância. Verificou-se que o o lúdico tem contribuído de forma significativa para potencializar o aprendizado dos educandos com TEA, uma vez que os mesmos se comunicam de forma direta e concreta. É essencial que os pais e educadores estejam atentos a importância dos jogos na vida das crianças. Diante do exposto, foi observado que as turmas dos professores que trabalham atividades lúdicas, os educandos conseguem assimilar melhor os conteúdos abordados com relação às turmas que são desenvolvidas atividades direcionadas mais para a prática da oralidade e da escrita. Desta forma, é importante oportunizar as crianças atípicas a explorarem o universo da ludicidade através de jogos e brincadeiras para que possam se desenvolverem de forma espontânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11913_TB4217_27032025214717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALYSSON DE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE ALYSSON"
    "autor_email" => "almeidaalysson90@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132059
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4217
    "inscrito_id" => 11913
    "titulo" => "O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO MEIO PARA A ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Este trabalho objetiva apresentar um epítome que mostra o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos primeiros anos da Educação Básica de uma escola que se localiza no interior do Ceará. A ludicidade é um recurso pedagógico eficaz na transformação do seu desenvolvimento potencial. Diversos estudos têm comprovado o quão importante é o uso dos jogos dentro da sala de aula, para que a criança desfrute de oportunidades prazerosas de aprender, enfrentem desafios de forma a se desenvolver espontaneamente. Este trabalho foi desenvolvido em duas linhas de pesquisas. A primeira, um estudo bibliográfico; a segunda uma pesquisa de campo mostrando de forma sucinta os resultados obtidos através deste estudo. Quantos a metodologia de pesquisa, foi feita uma análise de dados no “Google Scholar” e um estudo embasado a luz de Elkonin (2009); Chicon (2016); Vigostski (1997) e outros que se fazem relevante a esta pesquisa. Após a avaliação dos dados coletados foram descartados aqueles de menor relevância. Verificou-se que o o lúdico tem contribuído de forma significativa para potencializar o aprendizado dos educandos com TEA, uma vez que os mesmos se comunicam de forma direta e concreta. É essencial que os pais e educadores estejam atentos a importância dos jogos na vida das crianças. Diante do exposto, foi observado que as turmas dos professores que trabalham atividades lúdicas, os educandos conseguem assimilar melhor os conteúdos abordados com relação às turmas que são desenvolvidas atividades direcionadas mais para a prática da oralidade e da escrita. Desta forma, é importante oportunizar as crianças atípicas a explorarem o universo da ludicidade através de jogos e brincadeiras para que possam se desenvolverem de forma espontânea."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11913_TB4217_27032025214717.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ALYSSON DE ALMEIDA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "JOSE ALYSSON"
    "autor_email" => "almeidaalysson90@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar um epítome que mostra o desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista – TEA nos primeiros anos da Educação Básica de uma escola que se localiza no interior do Ceará. A ludicidade é um recurso pedagógico eficaz na transformação do seu desenvolvimento potencial. Diversos estudos têm comprovado o quão importante é o uso dos jogos dentro da sala de aula, para que a criança desfrute de oportunidades prazerosas de aprender, enfrentem desafios de forma a se desenvolver espontaneamente. Este trabalho foi desenvolvido em duas linhas de pesquisas. A primeira, um estudo bibliográfico; a segunda uma pesquisa de campo mostrando de forma sucinta os resultados obtidos através deste estudo. Quantos a metodologia de pesquisa, foi feita uma análise de dados no “Google Scholar” e um estudo embasado a luz de Elkonin (2009); Chicon (2016); Vigostski (1997) e outros que se fazem relevante a esta pesquisa. Após a avaliação dos dados coletados foram descartados aqueles de menor relevância. Verificou-se que o o lúdico tem contribuído de forma significativa para potencializar o aprendizado dos educandos com TEA, uma vez que os mesmos se comunicam de forma direta e concreta. É essencial que os pais e educadores estejam atentos a importância dos jogos na vida das crianças. Diante do exposto, foi observado que as turmas dos professores que trabalham atividades lúdicas, os educandos conseguem assimilar melhor os conteúdos abordados com relação às turmas que são desenvolvidas atividades direcionadas mais para a prática da oralidade e da escrita. Desta forma, é importante oportunizar as crianças atípicas a explorarem o universo da ludicidade através de jogos e brincadeiras para que possam se desenvolverem de forma espontânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.