Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE BIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO: DILEMAS E POSSIBILIDADES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Ensino Médio (EM) passou por profundas transformações desde a reforma instituída pela Lei 13.415/2017, que reestruturou a carga horária e a organização curricular. Dentre as mudanças, houve a ampliação para pelo menos 1.000 horas/série/ano, além da divisão dos objetos do conhecimento em Formação Geral Básica (FGB) e Itinerários Formativos (IF), sendo que estes últimos oferecem o aprofundamento em áreas específicas do conhecimento. No caso das Ciências da Natureza (CN), houve redução da carga horária obrigatória, ampliando a flexibilidade. As mudanças refletem um tensionamento entre ampliar escolhas e manter uma formação sólida, impactando diretamente o ensino de Biologia, Componente Curricular (CC) foco deste estudo. Com a redução da carga horária de Biologia, os professores precisaram lecionar outros CCs pertencentes aos itinerários formativos, porém, nem sempre da área de CN, como Formação para a Cidadania, Cultura Digital e Projeto de Vida, dentre outros. Assim, nos cabe questionar: como assegurar, neste cenário, a carga horária prática dos Estágios Supervisionados no Ensino Médio (ESEM) em Biologia? Neste contexto, este trabalho tem por objetivo relatar as dificuldades enfrentadas por um curso de licenciatura a distância em Ciências Biológicas no Ceará junto aos estudantes de cinco polos de apoio presencial durante o ESEM, realizado com turmas da primeira série do EM. Com a redução das horas de Biologia, flexibilizou-se a carga horária de regência, deixando a obrigatoriedade de apenas duas, das 64 horas/aula de estágio desta disciplina, necessariamente em Biologia, podendo as demais serem cumpridas em outros CCs. Porém, mesmo diante dessa flexibilidade, em alguns polos onde as escolas não priorizaram o IF em CN, houve dificuldades e até impossibilidade de alocar estagiários. Assim, cabe a reflexão sobre a necessidade de ajustes nas cargas horárias de estágio para adequação ao contexto atual, sem que haja prejuízos na formação inicial docente.

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