Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PROFESSORES PARA SALAS DE AULA BILÍNGUES NO RIO DE JANEIRO: INVESTIGANDO LACUNAS CURRICULARES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Nos últimos anos, a expansão de escolas bilíngues (inglês-português) no Rio de Janeiro aumentou a demanda por educadores qualificados capazes de lidar com as complexidades do ensino bilíngue. Apesar disso, os programas de formação de professores oferecidos pelas universidades brasileiras podem não preparar adequadamente os futuros educadores para os desafios específicos de salas de aula bilíngues. Esta pesquisa investiga em que medida os currículos atuais de formação de professores abordam o bilinguismo, com foco em possíveis lacunas que possam comprometer a preparação docente. Para isso, foi realizada uma análise documental de fluxogramas e ementas de disciplinas dos cursos de licenciatura em Letras Português/Inglês ou Inglês/Literaturas de seis universidades do Rio de Janeiro. Os resultados indicam que apenas uma dessas instituições oferece disciplinas obrigatórias que abordam o bilinguismo, enquanto outra dispõe de uma disciplina eletiva sobre o tema, evidenciando possíveis lacunas significativas na formação docente. A pesquisa se fundamenta em García (2009), que entende a educação bilíngue como um projeto de equidade linguística e participação global, e em Salgado et al. (2009), que destacam a necessidade de uma formação docente que vá além da competência linguística, preparando professores para ensinar não somente a língua, mas ensinar na língua e refletir criticamente sobre suas práticas. Os resultados visam oferecer subsídios para o aprimoramento dos programas de formação docente, garantindo que eles estejam alinhados às crescentes necessidades das escolas bilíngues e contribuam para a melhoria do desempenho dos professores nesse contexto.

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