LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES AUTISTAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132226 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4438 "inscrito_id" => 10870 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES AUTISTAS" "resumo" => "Este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no ano passado e investiga a importância e eficácia da ludicidade no ensino de matemática para estudantes autistas, com foco na utilização de jogos educativos. Parte do pressuposto de que o aprendizado matemático pode ser melhorado quando métodos lúdicos são incorporados, considerando as particularidades dos estudantes autistas. Inicialmente, apresenta uma contextualização sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência, especificamente autistas. Segue com uma revisão da literatura sobre autismo, abordando suas características e influência na aprendizagem. Em seguida, reflete-se sobre os desafios da inclusão escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade do interior de Goiás, com profissionais que atuam no ensino de matemática para estudantes autistas. A análise dos dados obtidos foi enriquecida com uma reflexão sobre ludicidade e a relevância dos jogos educativos no contexto pedagógico. Os resultados indicam que métodos lúdicos, especialmente jogos educativos, beneficiam o ensino de matemática a estudantes autistas. A ludicidade facilita a compreensão de conceitos matemáticos e contribui para o desenvolvimento social e emocional, promovendo maior engajamento. A aplicação de jogos adaptados permitiu avanços significativos na assimilação dos conteúdos e proporcionou um ambiente inclusivo e acolhedor, estimulando a participação ativa dos estudantes. Conclui-se que a incorporação de práticas lúdicas no ensino de matemática é uma estratégia eficaz e alinhada aos princípios de inclusão, valorizando as potencialidades dos alunos autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10870_TB4438_14072025081830.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÍVIA DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analiviana18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132226 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4438 "inscrito_id" => 10870 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES AUTISTAS" "resumo" => "Este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no ano passado e investiga a importância e eficácia da ludicidade no ensino de matemática para estudantes autistas, com foco na utilização de jogos educativos. Parte do pressuposto de que o aprendizado matemático pode ser melhorado quando métodos lúdicos são incorporados, considerando as particularidades dos estudantes autistas. Inicialmente, apresenta uma contextualização sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência, especificamente autistas. Segue com uma revisão da literatura sobre autismo, abordando suas características e influência na aprendizagem. Em seguida, reflete-se sobre os desafios da inclusão escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade do interior de Goiás, com profissionais que atuam no ensino de matemática para estudantes autistas. A análise dos dados obtidos foi enriquecida com uma reflexão sobre ludicidade e a relevância dos jogos educativos no contexto pedagógico. Os resultados indicam que métodos lúdicos, especialmente jogos educativos, beneficiam o ensino de matemática a estudantes autistas. A ludicidade facilita a compreensão de conceitos matemáticos e contribui para o desenvolvimento social e emocional, promovendo maior engajamento. A aplicação de jogos adaptados permitiu avanços significativos na assimilação dos conteúdos e proporcionou um ambiente inclusivo e acolhedor, estimulando a participação ativa dos estudantes. Conclui-se que a incorporação de práticas lúdicas no ensino de matemática é uma estratégia eficaz e alinhada aos princípios de inclusão, valorizando as potencialidades dos alunos autistas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID10870_TB4438_14072025081830.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÍVIA DOS SANTOS DIAS" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analiviana18@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS (UEG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }