Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NO ENSINO DE MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS POR ESTUDANTES AUTISTAS

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado no ano passado e investiga a importância e eficácia da ludicidade no ensino de matemática para estudantes autistas, com foco na utilização de jogos educativos. Parte do pressuposto de que o aprendizado matemático pode ser melhorado quando métodos lúdicos são incorporados, considerando as particularidades dos estudantes autistas. Inicialmente, apresenta uma contextualização sobre a inclusão escolar de estudantes com deficiência, especificamente autistas. Segue com uma revisão da literatura sobre autismo, abordando suas características e influência na aprendizagem. Em seguida, reflete-se sobre os desafios da inclusão escolar. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de uma cidade do interior de Goiás, com profissionais que atuam no ensino de matemática para estudantes autistas. A análise dos dados obtidos foi enriquecida com uma reflexão sobre ludicidade e a relevância dos jogos educativos no contexto pedagógico. Os resultados indicam que métodos lúdicos, especialmente jogos educativos, beneficiam o ensino de matemática a estudantes autistas. A ludicidade facilita a compreensão de conceitos matemáticos e contribui para o desenvolvimento social e emocional, promovendo maior engajamento. A aplicação de jogos adaptados permitiu avanços significativos na assimilação dos conteúdos e proporcionou um ambiente inclusivo e acolhedor, estimulando a participação ativa dos estudantes. Conclui-se que a incorporação de práticas lúdicas no ensino de matemática é uma estratégia eficaz e alinhada aos princípios de inclusão, valorizando as potencialidades dos alunos autistas.

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