RETRATOS DA DIFERENÇA: O PAPEL DA REPRESENTATIVIDADE NOS MATERIAIS DIDÁTICOS DA REDE SESI A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
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Esta comunicação discute como a Rede SESI-SP de Ensino tem incorporado a perspectiva da diferença na escolha e construção de imagens e ilustrações em seus materiais didáticos mais recentes, promovendo a valorização da diversidade cultural e étnico-racial. A análise, que tem por base os trabalhos de hooks (2003), Sodré (2006), Adichie (2018), Collins (2020), Krenak (2022), Carine (2023), Butler (2019; 2024) e a LDB, destaca o impacto direto dessa abordagem na aprendizagem dos(as) estudantes, ao possibilitar que se vejam representados(as) nos conteúdos pedagógicos, bem como os efeitos diretos e indiretos na construção de suas subjetividades. Considera-se que a inclusão de imagens e ilustrações que respeitam e valorizam as diferenças contribui para um ambiente educacional mais equitativo e para o fortalecimento da identidade de estudantes. 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