Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO E AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SOCIOLOGIA: UMA DIDÁTICA NA PERSPECTIVA DE PAULO FREIRE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo investiga a didática de uma atividade sobre o currículo de Sociologia na Educação Básica e sua relação com memória e expectativas docentes no Ensino Médio. Iniciado em 2018 no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), pelo Núcleo de Sociologia, o estudo teve continuidade no Programa de Residência Pedagógica (2020-2024) e foi concluído na disciplina de Estágio Supervisionado para licenciandos em Sociologia no Instituto de Ciências Sociais da Uerj. Os discentes envolvidos relataram que as avaliações das disciplinas de licenciatura nem sempre os ajudam a refletir sobre a prática docente. A proposta analisada, por outro lado, incentivou essa reflexão ao exigir que comparassem o currículo de Sociologia e avaliassem suas competências e habilidades. Além disso, os estudantes analisaram sua trajetória escolar sob as perspectivas tradicional, tecnicista, alunocêntrica ou crítica Candau, Koff e Simão (2005). Inspirada na avaliação emancipatória de Freire (2018), a atividade motivou um trabalho de memória e investigação documental, ampliando o interesse pela compreensão de conceitos e teorias, conforme discutido por bell hooks (2017). Utilizou-se metodologia qualitativa, com revisão documental e sistematização das discussões dos estudantes. Foram analisados 40 participantes, com dados coletados por meio de atas de reuniões, trabalhos desenvolvidos e avaliações ao final de cada ciclo. A atividade avaliativa consistiu em uma pesquisa comparativa entre os currículos vivenciados e os da experiência docente, além da escolha e justificativa de um modelo didático-pedagógico. Os resultados se traduziram em publicações em eventos acadêmicos e capítulos de livro, incluindo uma premiação pelo diálogo com os estudos de bell hooks (2017). Além disso, os estudantes relataram que a experiência os ajudou a refletir sobre sua trajetória e futura prática docente.

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