JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: QUIZ DA BOTÂNICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4642 "inscrito_id" => 12369 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: QUIZ DA BOTÂNICA" "resumo" => "Este resumo objetiva relatar a importância do uso de metodologias diferenciadas para o ensino de botânica no contexto da formação de professores de biologia, tendo como referência a utilização do jogo didático: quiz da botânica amazônica. O jogo foi realizado no laboratório de biologia, para sua execução balões foram colados na parede, cada um com uma pergunta podendo ser objetiva (10 pontos) ou discursiva (20 pontos) revelada quando o jogador estourasse o balão, as perguntas deveriam ser respondidas antes do tempo de 1 minuto e 2 minutos, respectivamente. Para designar a ordem de cada estudante no jogo, foram utilizadas placas com nomes de plantas amazônicas como andiroba (Carapa guianensis Aubl.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), breu branco (Protium heptaphyllum Aubl.), buriti (Mauritia flexuosa L.), cedro (Cedrela fissilis Vell.), mogno (Swietenia macrophylla King.), pupunha (Bactris gasepaes Kunth) e tucuma (Astrocaryum aculeatum G.), com o objetivo dos alunos assimilarem a teoria com a prática. Cada estudante adotava o nome da planta, em ordem alfabética foi definido a vez de cada jogador. O estudante que não soubesse responder repassava a pergunta para o proximo jogador, valendo -5 pontos, e respondendo errado perdia o ponto. As perguntas eram referentes ao conteúdo de nomenclatura e classificação botânica, angiospermas e gimnospermas, coleções biológicas e herborização, o prêmio: inscrição para participar do XI CONEDU. O uso do jogo não serviu apenas como um resumo da disciplina mas também para avaliar o nível de aprendizagem dos licenciandos. Ao final do jogo, a andiroba (Carapa guianensis Aubl.) fez a maior pontuação de 90 pontos. Esta atividade realizada para o ensino de botânica mostra como professores conseguem promover um ensino de qualidade de diferentes formas visando sempre a aprendizagem de seus alunos, para mais, vale destacar que essa atividade também serviu para os futuros professores pensarem em formas alternativas de ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12369_TB4642_22042025203205.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA DE MORAES BATISTA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "batistadaniazul@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132369 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 4642 "inscrito_id" => 12369 "titulo" => "JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: QUIZ DA BOTÂNICA" "resumo" => "Este resumo objetiva relatar a importância do uso de metodologias diferenciadas para o ensino de botânica no contexto da formação de professores de biologia, tendo como referência a utilização do jogo didático: quiz da botânica amazônica. O jogo foi realizado no laboratório de biologia, para sua execução balões foram colados na parede, cada um com uma pergunta podendo ser objetiva (10 pontos) ou discursiva (20 pontos) revelada quando o jogador estourasse o balão, as perguntas deveriam ser respondidas antes do tempo de 1 minuto e 2 minutos, respectivamente. Para designar a ordem de cada estudante no jogo, foram utilizadas placas com nomes de plantas amazônicas como andiroba (Carapa guianensis Aubl.), açaí (Euterpe oleracea Mart.), breu branco (Protium heptaphyllum Aubl.), buriti (Mauritia flexuosa L.), cedro (Cedrela fissilis Vell.), mogno (Swietenia macrophylla King.), pupunha (Bactris gasepaes Kunth) e tucuma (Astrocaryum aculeatum G.), com o objetivo dos alunos assimilarem a teoria com a prática. Cada estudante adotava o nome da planta, em ordem alfabética foi definido a vez de cada jogador. O estudante que não soubesse responder repassava a pergunta para o proximo jogador, valendo -5 pontos, e respondendo errado perdia o ponto. As perguntas eram referentes ao conteúdo de nomenclatura e classificação botânica, angiospermas e gimnospermas, coleções biológicas e herborização, o prêmio: inscrição para participar do XI CONEDU. O uso do jogo não serviu apenas como um resumo da disciplina mas também para avaliar o nível de aprendizagem dos licenciandos. Ao final do jogo, a andiroba (Carapa guianensis Aubl.) fez a maior pontuação de 90 pontos. Esta atividade realizada para o ensino de botânica mostra como professores conseguem promover um ensino de qualidade de diferentes formas visando sempre a aprendizagem de seus alunos, para mais, vale destacar que essa atividade também serviu para os futuros professores pensarem em formas alternativas de ensinar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID12369_TB4642_22042025203205.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA DE MORAES BATISTA" "autor_nome_curto" => "DANIELA" "autor_email" => "batistadaniazul@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }