Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS POR ALUNOS DO 6º ANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132518
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4843
    "inscrito_id" => 13450
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS POR ALUNOS DO 6º ANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar os erros cometidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo termos aditivos, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993), mapeando as dificuldades conceituais dos estudantes e buscando compreender as origens desses erros e suas implicações para o desenvolvimento do letramento matemático. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, que utiliza a análise detalhada das produções escritas dos alunos. A análise será conduzida com base na Análise de Erros de Cury (2019), a qual destaca a importância dos erros como instrumentos valiosos de diagnóstico e aprendizado. A resolução de problemas, enquanto tendência da educação matemática contemporânea, é abordada como um processo complexo que exige a mobilização de diferentes conceitos e habilidades específicas. A Teoria dos Campos Conceituais oferece, nesse sentido, uma base teórica para analisar como os alunos constroem e aplicam esses conceitos em diversas situações. Os resultados contribuem de maneira significativa para a prática docente, trazendo novas perspectivas sobre o ensino e o letramento matemático efetivo. Como resultado, a análise dos erros dos alunos pode oferecer percepções valiosas sobre suas dificuldades e concepções equivocadas, possibilitando que os professores adaptem suas práticas pedagógicas às necessidades individuais específicas dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13450_TB4843_05042025185013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR AVELINO BAIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "joao.baia@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132518
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4843
    "inscrito_id" => 13450
    "titulo" => "ANÁLISE DE ERROS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ADITIVOS POR ALUNOS DO 6º ANO: UMA ABORDAGEM À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS"
    "resumo" => "Essa pesquisa tem como objetivo investigar os erros cometidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo termos aditivos, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993), mapeando as dificuldades conceituais dos estudantes e buscando compreender as origens desses erros e suas implicações para o desenvolvimento do letramento matemático. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, que utiliza a análise detalhada das produções escritas dos alunos. A análise será conduzida com base na Análise de Erros de Cury (2019), a qual destaca a importância dos erros como instrumentos valiosos de diagnóstico e aprendizado. A resolução de problemas, enquanto tendência da educação matemática contemporânea, é abordada como um processo complexo que exige a mobilização de diferentes conceitos e habilidades específicas. A Teoria dos Campos Conceituais oferece, nesse sentido, uma base teórica para analisar como os alunos constroem e aplicam esses conceitos em diversas situações. Os resultados contribuem de maneira significativa para a prática docente, trazendo novas perspectivas sobre o ensino e o letramento matemático efetivo. Como resultado, a análise dos erros dos alunos pode oferecer percepções valiosas sobre suas dificuldades e concepções equivocadas, possibilitando que os professores adaptem suas práticas pedagógicas às necessidades individuais específicas dos estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13450_TB4843_05042025185013.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO VICTOR AVELINO BAIA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO VICTOR"
    "autor_email" => "joao.baia@upe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo investigar os erros cometidos por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na resolução de problemas envolvendo termos aditivos, sob a perspectiva da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1993), mapeando as dificuldades conceituais dos estudantes e buscando compreender as origens desses erros e suas implicações para o desenvolvimento do letramento matemático. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, que utiliza a análise detalhada das produções escritas dos alunos. A análise será conduzida com base na Análise de Erros de Cury (2019), a qual destaca a importância dos erros como instrumentos valiosos de diagnóstico e aprendizado. A resolução de problemas, enquanto tendência da educação matemática contemporânea, é abordada como um processo complexo que exige a mobilização de diferentes conceitos e habilidades específicas. A Teoria dos Campos Conceituais oferece, nesse sentido, uma base teórica para analisar como os alunos constroem e aplicam esses conceitos em diversas situações. Os resultados contribuem de maneira significativa para a prática docente, trazendo novas perspectivas sobre o ensino e o letramento matemático efetivo. Como resultado, a análise dos erros dos alunos pode oferecer percepções valiosas sobre suas dificuldades e concepções equivocadas, possibilitando que os professores adaptem suas práticas pedagógicas às necessidades individuais específicas dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.