Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE DAVINÓPOLIS - MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 132545
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4874
    "inscrito_id" => 12713
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE DAVINÓPOLIS - MA"
    "resumo" => "Os educadores tem enfrentado diversos desafios nas escolas de ensino fundamental, nos quais os problemas encontrados vão além das dificuldades de aprendizado em sala. Estes incluem questões emocionais, familiares e sociais que podem impactar significativamente seu desempenho escolar e bem-estar geral. Este trabalho tem como objetivo principal, destacar as dificuldades relatadas pelos alunos, ressaltando a importância dos educadores em cultivar uma conexão genuína e individualizada com cada aluno. Isso implica em reconhecer não apenas suas habilidades em sala, mas também suas características únicas, interesse e as dificuldades especificas que podem ser encontradas no seu processo de aprendizagem. O estudo adotará como metodologia a qualitativa, criando questionários simples e acessíveis para os alunos expressarem suas dificuldades, interesses e experiências pessoais, também entrevistas inicias, para aprofundar a compreensão. O questionário será aplicado em uma das instituições de ensino de Davinópolis, MA, focando exclusivamente na turma do 9° ano. Esta investigação visa compreender melhor as dificuldades dos alunos e, a partir dos resultados obtidos, auxiliar os professores a promover um desenvolvimento mais eficaz em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12713_TB4874_06042025065939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 132545
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 4874
    "inscrito_id" => 12713
    "titulo" => "DESAFIOS DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: INVESTIGAÇÃO EM UMA ESCOLA DE DAVINÓPOLIS - MA"
    "resumo" => "Os educadores tem enfrentado diversos desafios nas escolas de ensino fundamental, nos quais os problemas encontrados vão além das dificuldades de aprendizado em sala. Estes incluem questões emocionais, familiares e sociais que podem impactar significativamente seu desempenho escolar e bem-estar geral. Este trabalho tem como objetivo principal, destacar as dificuldades relatadas pelos alunos, ressaltando a importância dos educadores em cultivar uma conexão genuína e individualizada com cada aluno. Isso implica em reconhecer não apenas suas habilidades em sala, mas também suas características únicas, interesse e as dificuldades especificas que podem ser encontradas no seu processo de aprendizagem. O estudo adotará como metodologia a qualitativa, criando questionários simples e acessíveis para os alunos expressarem suas dificuldades, interesses e experiências pessoais, também entrevistas inicias, para aprofundar a compreensão. O questionário será aplicado em uma das instituições de ensino de Davinópolis, MA, focando exclusivamente na turma do 9° ano. Esta investigação visa compreender melhor as dificuldades dos alunos e, a partir dos resultados obtidos, auxiliar os professores a promover um desenvolvimento mais eficaz em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12713_TB4874_06042025065939.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA MEDEIROS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA"
    "autor_email" => "vanessa.silva@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Os educadores tem enfrentado diversos desafios nas escolas de ensino fundamental, nos quais os problemas encontrados vão além das dificuldades de aprendizado em sala. Estes incluem questões emocionais, familiares e sociais que podem impactar significativamente seu desempenho escolar e bem-estar geral. Este trabalho tem como objetivo principal, destacar as dificuldades relatadas pelos alunos, ressaltando a importância dos educadores em cultivar uma conexão genuína e individualizada com cada aluno. Isso implica em reconhecer não apenas suas habilidades em sala, mas também suas características únicas, interesse e as dificuldades especificas que podem ser encontradas no seu processo de aprendizagem. O estudo adotará como metodologia a qualitativa, criando questionários simples e acessíveis para os alunos expressarem suas dificuldades, interesses e experiências pessoais, também entrevistas inicias, para aprofundar a compreensão. O questionário será aplicado em uma das instituições de ensino de Davinópolis, MA, focando exclusivamente na turma do 9° ano. Esta investigação visa compreender melhor as dificuldades dos alunos e, a partir dos resultados obtidos, auxiliar os professores a promover um desenvolvimento mais eficaz em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.