Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A DIALÉTICA APRENDIZ E DOCENTE: CONVERSAS NUMÉRICAS A PARTIR DA ABORDAGEM PCK DE LEE SHULMAN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar o desenvolvimento dialético de professoras que ensinam matemática nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Em 2023, foi realizado, em Vespasiano-MG, um curso de residência pedagógica no qual durante a manhã foram realizadas atividades matemáticas, entre elas conversas numéricas com as professoras e a tarde as docentes faziam essas atividades com estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental. No presente trabalho nosso objetivo é apresentar a dialética no processo de formação continuada entre os papéis de aprendizes e professoras de matemática. Buscamos apresentar, com base no PCK e da teoria de Paulo Freire, como os papéis de aprendiz e professoras não são lineares, mas dialéticos e justamente por isso que têm tanta boniteza e profundidade nos processos formativos de pessoas que ensinam. Começar-se-á por qualificar o que entendemos por PCK e tornar-se professora , com base em Lee Shulman e Deborah Ball, bem como Paulo Freire e Antônio Nóvoa, respectivamente. Em seguida, qualificamos nossa compreensão da natureza da matemática e sua relação com a atividade conversas numéricas a partir de Jo Boaler, Ubiratan D’Ambrosio e Cathy Humphrey. Nesse item ainda, para a reflexão sobre a importância de uma comunidade de aprendizagem docente e o sucesso das conversas numéricas ter-se-á como referencial os trabalhos de bell hooks e Linda Darling-Hammond. No item seguinte, serão apresentados relatos das professoras, seus rascunhos de seus planos de aula de conversas numéricas e anotações de observação de aula e do momento de devolutiva coletiva para analisar o seu fazer docente em constante transformação. Concluir-se-á este trabalho com as considerações finais. Entendemos a relevância deste trabalho tanto na sua contribuição ao estudo e pesquisa do PCK, como uma possibilidade de atividade a ser levada para sala de aula por pessoas que ensinam matemática.

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