O PERRO FERNANDO, UMA LENDA REGIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5131 "inscrito_id" => 12912 "titulo" => "O PERRO FERNANDO, UMA LENDA REGIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a utilização de uma lenda regional (Resistencia/Chaco, Argentina) utilizada nas aulas de espanhol. Interesse em esta pesquisa destacar a importância de ir além no ensino e estudo de textos literários nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Sabemos a importância da literatura como fonte de cultura assim como a sua relevância na formação de leitores críticos. Como referencial teórico-metodológico e para a realização deste trabalho, utilizou-se as ferramentas da pesquisa qualitativa que permitiu entender a influência do uso da literatura nos próprios alunos como ponte para aprimorar conhecimentos tantos culturais como gramaticais da língua espanhola. Diferentes autores estudaram e estudam atualmente a relevância da implementação de textos literários nas aulas e línguas estrangeiras (Fleck, 2015; Mendoza Fillola, 2008; Ocasar, 2003; Quintana 1993; Sanz Pastor, 2018; Silva, 2012; Silva, 2017; Serrani, 2015). Incorporou-se uma lenda regional de uma personagem pertencente à cidade de Resistencia na Argentina para poder ampliar o horizonte cultural dos alunos, assim como utilizar essa lenda para articular os conhecimentos gramaticais da língua espanhola junto com o conhecimento cultural. A presente pesquisa utiliza ferramentas qualitativas baseada na revisão bibliográfica que apresenta o estado da arte do tema a ser pesquisado: a literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Dentre os procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre quais as concepções em relação a relevância do ensino da literatura nas aulas de ELE. Assim como sua articulação com o conteúdo gramatical e cultural da língua espanhola. As contribuições provindas da sociologia da literatura resultaram imprescindíveis para a compreensão da relevância da literatura dentro da escola e sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12912_TB5131_07042025153430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÓNICA DIANA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "VERÓNICA" "autor_email" => "diana.clasesele@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132744 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5131 "inscrito_id" => 12912 "titulo" => "O PERRO FERNANDO, UMA LENDA REGIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA" "resumo" => "O presente trabalho versa sobre a utilização de uma lenda regional (Resistencia/Chaco, Argentina) utilizada nas aulas de espanhol. Interesse em esta pesquisa destacar a importância de ir além no ensino e estudo de textos literários nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Sabemos a importância da literatura como fonte de cultura assim como a sua relevância na formação de leitores críticos. Como referencial teórico-metodológico e para a realização deste trabalho, utilizou-se as ferramentas da pesquisa qualitativa que permitiu entender a influência do uso da literatura nos próprios alunos como ponte para aprimorar conhecimentos tantos culturais como gramaticais da língua espanhola. Diferentes autores estudaram e estudam atualmente a relevância da implementação de textos literários nas aulas e línguas estrangeiras (Fleck, 2015; Mendoza Fillola, 2008; Ocasar, 2003; Quintana 1993; Sanz Pastor, 2018; Silva, 2012; Silva, 2017; Serrani, 2015). Incorporou-se uma lenda regional de uma personagem pertencente à cidade de Resistencia na Argentina para poder ampliar o horizonte cultural dos alunos, assim como utilizar essa lenda para articular os conhecimentos gramaticais da língua espanhola junto com o conhecimento cultural. A presente pesquisa utiliza ferramentas qualitativas baseada na revisão bibliográfica que apresenta o estado da arte do tema a ser pesquisado: a literatura nas aulas de espanhol como língua estrangeira. Dentre os procedimentos metodológicos, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre quais as concepções em relação a relevância do ensino da literatura nas aulas de ELE. Assim como sua articulação com o conteúdo gramatical e cultural da língua espanhola. As contribuições provindas da sociologia da literatura resultaram imprescindíveis para a compreensão da relevância da literatura dentro da escola e sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12912_TB5131_07042025153430.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERÓNICA DIANA CARDOZO" "autor_nome_curto" => "VERÓNICA" "autor_email" => "diana.clasesele@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }