Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2022 E O ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA: O QUE PROPÕEM O LIVRO DIDÁTICO AOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL?

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2022), em edital publicado em 2020, propôs, pela primeira vez, a avaliação e distribuição, para o período de 2022 a 2025, de livros didáticos para crianças da pré-escola (4 e 5 anos). Nesse contexto, desenvolvemos uma pesquisa que teve como objetivo, analisar as propostas de alfabetização presentes em livros didáticos aprovados no PNLD 2022. Para isso, nos apoiamos nos estudos de Albuquerque e Ferreira (2019), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (2010) e na Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil (2017). Como procedimento metodológico da pesquisa, realizamos a análise documental do Volume 1 da Coleção Vilamundo, destinado às crianças de 4 anos da Educação Infantil. O tratamento dos dados empregou, basicamente, a análise temática de conteúdo (BARDIN, 1977). Através de uma perspectiva quantitativa e qualitativa, elaboramos categorias para responder aos objetivos da investigação. A análise do livro didático apontou que os textos são usados como pretexto para a introdução de palavras iniciadas com as letras do alfabeto que são trabalhadas ao longo do livro. Quanto às atividades voltadas para a apropriação da escrita alfabética, em sua maioria, elas são pouco reflexivas, com foco na memorização e repetição, contrariando o que está presente na BNCC para a etapa da Educação Infantil. Desta maneira, evidenciamos um trabalho transmissivo de ensino das letras do alfabeto, em que pouco se considera o planejamento do docente, a organização dos ambientes para promover interações e brincadeiras com a língua escrita, em uma perspectiva reflexiva em que considere os diferentes direitos da criança propostos na BNCC.

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