Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AFETIVIDADE E INCLUSÃO: AS ESTRATÉGIAS QUE GARANTEM A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DA EJA NAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE CORRENTES-PE

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Diante do número significativo de adultos que não sabem ler ou escrever ou que abandonaram seus estudos em alguma etapa de sua vida, nos deparamos com a diminuição gradativa do número de matrículas nesta modalidade, não apenas na realidade local, mas sobretudo numa realidade nacional. Além disso, também nos deparamos com o fato de que muitos alunos realizam a sua matrícula, mas nem chegam a frequentar as aulas ou ainda desistem nas primeiras semanas. Nesse contexto, garantir a frequência e diminuir a evasão escolar dos alunos da Educação de Jovens e Adultos, tem se tornado cada vez mais desafiador e é uma missão que precisa do empenho do professor e de todos os outros profissionais da escola, com estratégias que garantam não apenas a sua aprendizagem, mas a sua permanência e a sua vontade de querer estar no ambiente escolar. Partindo desse pressuposto, se nos depararmos com uma realidade municipal em que os alunos se sentem amados, acolhidos e valorizados ao ponto de chorarem, por estarem concluindo essa modalidade e terem que sair da escola, torna-se raro e extremamente necessário. Nessa perspectiva, este trabalho tem como principal objetivo, conhecer as estratégias que levam os alunos da EJA de duas escolas no município de Correntes-PE, a permanecerem na escola e concluírem seus estudos de maneira exitosa, através de entrevistas com os alunos, relatos de professores, registros de práticas pedagógicas e observações das aulas, através de uma pesquisa de campo, em que foi verificado que a afetividade e o respeito às diferenças foi a principal estratégia, que conquistou os alunos e garantiu um processo de ensino- aprendizagem cheio de significado.

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