APOIO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR: DILEMAS E PERSPECTIVAS, UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA PARA INCLUSÃO
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Neste contexto, alunos com necessidades específicas no ensino superior requerem adequações psicopedagógicas, realizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES), por meio de núcleos especializados, com o objetivo de acolher as diversidades e garantir a inclusão, conforme previsto nas bases legais e normativas. Assegurar essas adequações contribui para que os estudantes superem barreiras que comprometem seu rendimento acadêmico e sua integração social.A inclusão se torna efetiva quando as instituições rompem com paradigmas educacionais tradicionais. Assim, o objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre como o ensino superior tem acolhido essa demanda, e sob quais perspectivas se discutem os impactos do suporte psicopedagógico nas IES.A ausência desse suporte reforça desigualdades estruturais, especialmente para estudantes neurodivergentes. O aporte teórico que fundamenta a pesquisa concentra-se nas contribuições de Michael Fullan, com a análise das políticas institucionais; de Judy Singer, com sua abordagem da neurodiversidade; e na teoria humanista de Carl Rogers. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza transversal, com método indutivo, desenvolvida em uma instituição de ensino superior privada em Maceió-AL.A investigação baseou-se na análise de documentos públicos relacionados às políticas de apoio psicopedagógico da instituição, que contribui para refletir sobre as mudanças necessárias no ambiente educacional, promovendo iniciativas inclusivas e humanitárias, que favoreçam o pleno desenvolvimento acadêmico dos estudantes. As análises preliminares revelam uma crescente demanda por suporte psicopedagógico, evidenciada nos próprios documentos institucionais. 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