ESCAPE ROOM: UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132986 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5461 "inscrito_id" => 14189 "titulo" => "ESCAPE ROOM: UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS" "resumo" => "A desmotivação dos alunos na aprendizagem da química, ocorre principalmente devido à ausência da participação efetiva nas aulas. Com isso, a realização de aulas práticas é vista como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino, por meio de experimentações, uso de ferramentas tecnológicas e jogos didáticos. A utilização de jogos didáticos permite que a aprendizagem e o ensino de conceitos químicos se tornem uma atividade mais atrativa. Para auxiliar o uso de jogos no ensino da química surge a gamificação, que consiste na utilização de elementos dos jogos em contextos não associados a eles, a exemplo de experiência gamificada tem-se o Escape Room (ER), devido o potencial de transformar atividades anteriormente cansativas e desmotivadoras em experiências envolventes e atrativas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo aplicar um ER, como meio de facilitar o ensino da temática Tabela Periódica. A aplicação do jogo pedagógico teve como público-alvo discentes do 1° ano do ensino médio, divididos em equipes para a realização da atividade, onde cada equipe recebeu 1 kit composto por uma carta de apresentação, uma lista de orientações e 5 envelopes distintos, contendo enigmas, pistas e materiais de apoio que serviram de suporte para a resolução da situação problema. De acordo com a análise dos resultados, pode-se observar que o uso do ER possibilita o engajamento dos alunos, estimulando a curiosidade e incentivando o trabalho em equipe durante a exploração dos desafios dentro do tempo proposto para a resolução dos enigmas, por meio da análise de pistas e debates, sendo nítido o potencial desse método como uma abordagem eficaz para promover o aprendizado ativo dentro do ensino da química, a autonomia dos alunos e a melhoria de resultados avaliativos, além do aprendizado de conceitos básicos antes considerados difíceis, tornando o conteúdo desinteressante em algo lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14189_TB5461_07042025233928.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLOS DHEISON ESTEVÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLOS DHEISON" "autor_email" => "karlosdheison@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132986 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5461 "inscrito_id" => 14189 "titulo" => "ESCAPE ROOM: UMA ABORDAGEM ATIVA NO ENSINO DAS PROPRIEDADES PERIÓDICAS" "resumo" => "A desmotivação dos alunos na aprendizagem da química, ocorre principalmente devido à ausência da participação efetiva nas aulas. Com isso, a realização de aulas práticas é vista como uma ferramenta facilitadora do processo de ensino, por meio de experimentações, uso de ferramentas tecnológicas e jogos didáticos. A utilização de jogos didáticos permite que a aprendizagem e o ensino de conceitos químicos se tornem uma atividade mais atrativa. Para auxiliar o uso de jogos no ensino da química surge a gamificação, que consiste na utilização de elementos dos jogos em contextos não associados a eles, a exemplo de experiência gamificada tem-se o Escape Room (ER), devido o potencial de transformar atividades anteriormente cansativas e desmotivadoras em experiências envolventes e atrativas. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo aplicar um ER, como meio de facilitar o ensino da temática Tabela Periódica. A aplicação do jogo pedagógico teve como público-alvo discentes do 1° ano do ensino médio, divididos em equipes para a realização da atividade, onde cada equipe recebeu 1 kit composto por uma carta de apresentação, uma lista de orientações e 5 envelopes distintos, contendo enigmas, pistas e materiais de apoio que serviram de suporte para a resolução da situação problema. De acordo com a análise dos resultados, pode-se observar que o uso do ER possibilita o engajamento dos alunos, estimulando a curiosidade e incentivando o trabalho em equipe durante a exploração dos desafios dentro do tempo proposto para a resolução dos enigmas, por meio da análise de pistas e debates, sendo nítido o potencial desse método como uma abordagem eficaz para promover o aprendizado ativo dentro do ensino da química, a autonomia dos alunos e a melhoria de resultados avaliativos, além do aprendizado de conceitos básicos antes considerados difíceis, tornando o conteúdo desinteressante em algo lúdico." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14189_TB5461_07042025233928.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KARLOS DHEISON ESTEVÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "KARLOS DHEISON" "autor_email" => "karlosdheison@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }