PALAVRAS QUE TRANSFORMAM: SUSTENTABILIDADE EM TEXTO E AÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5511 "inscrito_id" => 14236 "titulo" => "PALAVRAS QUE TRANSFORMAM: SUSTENTABILIDADE EM TEXTO E AÇÃO" "resumo" => "Este estudo apresenta o projeto “Palavras que Transformam: Sustentabilidade em Texto e Ação”, uma proposta pedagógica que articula linguagem e consciência ambiental. A iniciativa visa desenvolver, por meio de práticas de leitura, escrita e produção textual, a reflexão crítica sobre os desafios socioambientais contemporâneos, incentivando o protagonismo estudantil e a ação cidadã no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a escola promova o letramento múltiplo e a formação de sujeitos capazes de intervir no mundo de forma ética e responsável (BRASIL, 2018). Nesse sentido, o projeto dialoga com perspectivas atuais que defendem a centralidade da educação ambiental crítica e interdisciplinar. Segundo Loureiro (2020), a escola é um espaço privilegiado para cultivar valores ecológicos e promover ações sustentáveis por meio de práticas significativas e contextualizadas. Estudos recentes apontam que projetos interdisciplinares com foco em sustentabilidade tendem a aumentar o engajamento dos alunos e a construção de aprendizagens duradouras (SILVA & MENDES, 2022). Conforme Batista e Oliveira (2023), integrar temas ambientais ao ensino de língua portuguesa potencializa a formação crítica dos estudantes ao associar conteúdos escolares às questões reais do cotidiano. Assim, este projeto busca promover uma educação linguística sensível às urgências ecológicas do nosso tempo, ampliando o repertório dos alunos e despertando o senso de responsabilidade social por meio da palavra e da ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14236_TB5511_08042025081150.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIANE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLIANE" "autor_email" => "lilianeasilvaufrpe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133027 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5511 "inscrito_id" => 14236 "titulo" => "PALAVRAS QUE TRANSFORMAM: SUSTENTABILIDADE EM TEXTO E AÇÃO" "resumo" => "Este estudo apresenta o projeto “Palavras que Transformam: Sustentabilidade em Texto e Ação”, uma proposta pedagógica que articula linguagem e consciência ambiental. A iniciativa visa desenvolver, por meio de práticas de leitura, escrita e produção textual, a reflexão crítica sobre os desafios socioambientais contemporâneos, incentivando o protagonismo estudantil e a ação cidadã no contexto escolar. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta que a escola promova o letramento múltiplo e a formação de sujeitos capazes de intervir no mundo de forma ética e responsável (BRASIL, 2018). Nesse sentido, o projeto dialoga com perspectivas atuais que defendem a centralidade da educação ambiental crítica e interdisciplinar. Segundo Loureiro (2020), a escola é um espaço privilegiado para cultivar valores ecológicos e promover ações sustentáveis por meio de práticas significativas e contextualizadas. Estudos recentes apontam que projetos interdisciplinares com foco em sustentabilidade tendem a aumentar o engajamento dos alunos e a construção de aprendizagens duradouras (SILVA & MENDES, 2022). Conforme Batista e Oliveira (2023), integrar temas ambientais ao ensino de língua portuguesa potencializa a formação crítica dos estudantes ao associar conteúdos escolares às questões reais do cotidiano. Assim, este projeto busca promover uma educação linguística sensível às urgências ecológicas do nosso tempo, ampliando o repertório dos alunos e despertando o senso de responsabilidade social por meio da palavra e da ação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14236_TB5511_08042025081150.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILLIANE DE ALMEIDA SILVA" "autor_nome_curto" => "LILLIANE" "autor_email" => "lilianeasilvaufrpe@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }