FORMANDO SABERES À DISTÂNCIA: A DOCÊNCIA NA EPT EM MOVIMENTO NO IFRO/UAB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133132 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5647 "inscrito_id" => 1282 "titulo" => "FORMANDO SABERES À DISTÂNCIA: A DOCÊNCIA NA EPT EM MOVIMENTO NO IFRO/UAB" "resumo" => "Este estudo apresenta a análise preliminar do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), resultado da parceria entre o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), com o objetivo de promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados/as em diferentes áreas do conhecimento para a atuação na EPT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e na observação polos localizados em Chupinguaia, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Ji-Paraná. O curso, ofertado na modalidade a distância, tem carga horária de 360 horas, duração de 18 meses e atende 192 acadêmicos, em sua maioria profissionais graduados atuantes ou interessados na docência de cursos técnicos. A estrutura curricular contempla núcleos comum e específico, aborda temáticas como cultura digital, trabalho e educação, práticas inclusivas e integradoras, além da orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A mediação pedagógica nos polos é realizada por 05 tutores na modalidade a distância. Os resultados evidenciam a relevância da articulação entre teoria e prática, o incentivo às metodologias críticas e reflexivas e o papel estratégico da UAB na interiorização da formação docente. O projeto reafirma o compromisso do IFRO com a educação pública, democrática e socialmente referenciada, em consonância com as demandas locais e as políticas nacionais de expansão da EPT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1282_TB5647_08042025120613.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA MENDES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.lima@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133132 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5647 "inscrito_id" => 1282 "titulo" => "FORMANDO SABERES À DISTÂNCIA: A DOCÊNCIA NA EPT EM MOVIMENTO NO IFRO/UAB" "resumo" => "Este estudo apresenta a análise preliminar do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), resultado da parceria entre o Instituto Federal de Rondônia (IFRO) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES), com o objetivo de promover a formação continuada em docência na Educação Profissional e Tecnológica de profissionais graduados/as em diferentes áreas do conhecimento para a atuação na EPT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e na observação polos localizados em Chupinguaia, Nova Mamoré, Guajará-Mirim, Porto Velho, Ariquemes, Buritis e Ji-Paraná. O curso, ofertado na modalidade a distância, tem carga horária de 360 horas, duração de 18 meses e atende 192 acadêmicos, em sua maioria profissionais graduados atuantes ou interessados na docência de cursos técnicos. A estrutura curricular contempla núcleos comum e específico, aborda temáticas como cultura digital, trabalho e educação, práticas inclusivas e integradoras, além da orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A mediação pedagógica nos polos é realizada por 05 tutores na modalidade a distância. Os resultados evidenciam a relevância da articulação entre teoria e prática, o incentivo às metodologias críticas e reflexivas e o papel estratégico da UAB na interiorização da formação docente. O projeto reafirma o compromisso do IFRO com a educação pública, democrática e socialmente referenciada, em consonância com as demandas locais e as políticas nacionais de expansão da EPT." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1282_TB5647_08042025120613.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA MENDES" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA" "autor_email" => "marcia.lima@ifro.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA (IFRO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }