REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO HÍBRIDO: O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5669 "inscrito_id" => 14462 "titulo" => "REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO HÍBRIDO: O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA." "resumo" => "Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: currículo da PUC-SP. Muitas escolas vêm implantando TDIC em suas salas de aula nas últimas décadas, porém a formação docente para a utilização destas ferramentas digitais com o intuito de promoção da autonomia de seus alunos não tem acontecido de forma satisfatória. Neste sentido que este estudo objetiva identificar as etapas vivenciadas pelo professor ao implantar a sala de aula invertida na sua prática pedagógica com o uso de TDIC. Para atingir este objetivo, esta pesquisa teve como referencial teórico para definição do conceito de autonomia autores como Paulo Freire e John Dewey. Além disso, utilizou-se de Donald Schön para o entendimento sobre o processo de reflexão sobre a ação realizada pelos docentes e finalizou-se com José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini e outros para definir metodologias ativas e sala de aula invertida. Para realizar a investigação, a trajetória metodológica deste estudo perpassou pela realização de quatro encontros em formato de sala de aula invertida com cinco professores do Ensino Básico do Colégio ECCOS de São José dos Campos (SP), onde discutiram os textos de apoio previamente trabalhados em casa, socializavam a prática aplicada na semana anterior e construíam novo plano de aula no modelo de sala de aula invertida. Desta forma, os relatos e o material produzidos pelos docentes ilustraram o caminho que percorreram no processo reflexivo para configurar sua prática no modelo de sala de aula invertida, colocando o aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com esta dissertação que a partir da implantação de metodologias ativas, o professor busca reelaborar sua função no processo de ensino e aprendizagem, entendo o papel de protagonismo do aluno e abrindo espaço para a construção da autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14462_TB5669_08042025123358.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCO SANTOS" "autor_email" => "glaucoss@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133153 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5669 "inscrito_id" => 14462 "titulo" => "REFLEXÕES DOCENTES NO ENSINO HÍBRIDO: O PAPEL DO PROFESSOR NO USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA." "resumo" => "Essa pesquisa se insere na linha de pesquisa de Novas Tecnologias na Educação do Programa de Pós-graduação em Educação: currículo da PUC-SP. Muitas escolas vêm implantando TDIC em suas salas de aula nas últimas décadas, porém a formação docente para a utilização destas ferramentas digitais com o intuito de promoção da autonomia de seus alunos não tem acontecido de forma satisfatória. Neste sentido que este estudo objetiva identificar as etapas vivenciadas pelo professor ao implantar a sala de aula invertida na sua prática pedagógica com o uso de TDIC. Para atingir este objetivo, esta pesquisa teve como referencial teórico para definição do conceito de autonomia autores como Paulo Freire e John Dewey. Além disso, utilizou-se de Donald Schön para o entendimento sobre o processo de reflexão sobre a ação realizada pelos docentes e finalizou-se com José Moran, José Valente, Maria Elizabeth Bianconcini e outros para definir metodologias ativas e sala de aula invertida. Para realizar a investigação, a trajetória metodológica deste estudo perpassou pela realização de quatro encontros em formato de sala de aula invertida com cinco professores do Ensino Básico do Colégio ECCOS de São José dos Campos (SP), onde discutiram os textos de apoio previamente trabalhados em casa, socializavam a prática aplicada na semana anterior e construíam novo plano de aula no modelo de sala de aula invertida. Desta forma, os relatos e o material produzidos pelos docentes ilustraram o caminho que percorreram no processo reflexivo para configurar sua prática no modelo de sala de aula invertida, colocando o aluno como sujeito do processo de ensino e aprendizagem. Concluiu-se com esta dissertação que a partir da implantação de metodologias ativas, o professor busca reelaborar sua função no processo de ensino e aprendizagem, entendo o papel de protagonismo do aluno e abrindo espaço para a construção da autonomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14462_TB5669_08042025123358.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLAUCO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "GLAUCO SANTOS" "autor_email" => "glaucoss@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }