Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POTENCIALIDADES DO USO DE QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS ACERCA DA TEMÁTICA ÓLEOS INDUSTRIAIS COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente trabalho, é parte de uma sequência didática que visa analisar a aplicação de uma intervenção pedagógica baseada em questões sociocientíficas (QSC) sobre óleos industriais com estudantes do terceiro ano do Ensino Médio Técnico em uma escola pública de uma cidade do interior do estado de Pernambuco. O uso da abordagem QSC busca unir a ciência e a sociedade, promovendo a argumentação e a reflexão crítica, possibilitando aos estudantes estabelecerem relações, retirar entre conhecimentos científicos específicos, mas também entre fatores sociais e ambientais. A pesquisa, de caráter qualitativo, apresenta cinco etapas, a saber: abordagem do conteúdo, diagnóstico inicial por meio de questões diagnósticas, aplicação da sequência didática, realização de um júri simulado, finalizando com uma entrevista em meio digital, a fim de identificar a percepção dos estudantes sobre a intervenção do júri simulado. Os resultados obtidos apontam que os alunos possuíam conhecimentos prévios abaixo do previsto sobre o tema, no entanto a abordagem QSC contribuiu para um maior envolvimento da turma, facilitando a compreensão do conteúdo e estimulando o pensamento crítico. Isso ficou evidente nas respostas ao fim da abordagem, em que relataram tanto melhor compreensão do tema, quanto aumento da interação em sala, permitindo a tomada de consciência sobre os impactos ambientais e à saúde decorrentes do consumo de óleos industriais.

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