Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM ALERTA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA E A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DO BRASIL

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A profissão docente é marcada por alto estresse e exaustão emocional, fatores que contribuem significativamente para a evasão profissional, resultando em um custo anual estimado em 2,2 bilhões de dólares (Fang et al., 2023). No Brasil, são escassas as informações detalhadas e objetivas sobre a qualidade de vida dos professores da educação básica, especialmente em relação à saúde mental. Esta pesquisa teve como objetivo investigar a qualidade de vida desses profissionais, com ênfase nas dimensões relacionadas ao bem-estar psicológico. Foi realizado um estudo epidemiológico de corte transversal com 423 professores de diferentes regiões do país, utilizando como instrumento o SF-36 (Ciconelli et al., 1999), amplamente validado para avaliar a qualidade de vida. Os resultados revelaram índices preocupantes nos domínios de vitalidade, aspectos emocionais e saúde mental, com mais da metade dos professores apresentando pontuações abaixo da média nessas dimensões. Estes dados indicam que muitos professores continuam desempenhando suas funções mesmo diante de sinais claros de esgotamento emocional e desgaste psíquico, o que pode acarretar impactos negativos a médio e longo prazo. A permanência desses profissionais em ambientes escolares sem suporte adequado amplia o risco de adoecimento e compromete a qualidade do ensino. Essa realidade demonstra a necessidade de políticas públicas eficazes, com foco na valorização docente, na promoção da saúde mental e na construção de ambientes escolares emocionalmente sustentáveis. Valorizar o educador é cuidar também de sua integridade emocional e oferecer condições dignas de trabalho, fundamentais para a qualidade de vida e para a permanência na profissão (Sanabrias-Moreno, 2023).

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