Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DA MATÉRIA ORGÂNICA À HORTA ESCOLAR: CULTIVANDO CONHECIMENTO E SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DO LETRAMENTO CIENTÍFICO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Disciplinas como Biologia, Química e Física frequentemente representam um desafio para os estudantes do ensino médio, uma vez que, devido ao modelo de ensino tradicional, os alunos não conseguem correlacionar os assuntos que são ministrados em sala de aula com seu contexto, comprometendo, assim, sua compreensão e a assimilação do conteúdo. Em resposta a essa limitação, as abordagens pedagógicas no ensino de ciências têm sido redirecionadas para um modelo investigativo que prioriza o letramento científico. Por meio desse enfoque, é permitido que o estudante aplique os conceitos abordados em sala de aula por meio de práticas, promovendo o desenvolvimento de uma perspectiva crítica sobre suas ações e o ambiente ao seu redor. Esse pensamento crítico se torna indispensável ao tratar de temas como sustentabilidade, uma questão central nas discussões científicas contemporâneas, especialmente diante da gravidade das mudanças climáticas. Por esse motivo, foi implantado um projeto educacional voltado para o letramento científico e sustentabilidade através da construção de uma composteira e uma horta vertical com alunos do ensino médio da Escola Estadual Cidadã e Técnica Plínio Lemos, localizada no município de Puxinanã, Paraíba. As atividade da construção da composteira e a horta foram concomitantes, precedidas pela explanação dos conteúdos científicos relacionados às práticas, garantindo a fundamentação teórica antes da execução de cada etapa. Os resultados observados indicaram que os alunos demostraram maior engajamento nas atividades práticas em comparação ao seu empenho em aulas expositivas tradicionais, evidenciando que estratégias diversificadas de aprendizagem são necessárias para estimular a aquisição de novos conhecimentos. Assim, o projeto revelou o potencial da educação ambiental como ferramenta para promover o letramento científico e fomentar relações mais harmoniosas entre os estudantes e o meio ambiente, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro com discernimento e com as competências exigidas para enfrentar os desafios socioambientais da sociedade.

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