PRÁTICAS RELATIVAS AO ENSINO E A APRENDIZAGENS DE LÍNGUA E LINGUAGEM EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ALAGOANA DE TEMPO INTEGRAL E INTEGRADA – ANOS INICIAIS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133282 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5860 "inscrito_id" => 14608 "titulo" => "PRÁTICAS RELATIVAS AO ENSINO E A APRENDIZAGENS DE LÍNGUA E LINGUAGEM EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ALAGOANA DE TEMPO INTEGRAL E INTEGRADA – ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo trata de uma experiência acerca de trilhas formativas realizadas com professoras/es dos anos iniciais e monitoras/es das atividades complementares da Educação Integral em Tempo Integral em uma escola pública alagoana. A experiência desenvolvida na Rede de Ensino de São José da Laje/AL está alinhada a uma concepção de língua(gem) atinente às demandas sociais, cuja necessidade possibilita que a língua se volte ao atendimento das/os suas/seus interlocutoras/es - e não o contrário, considerando aspectos voltados à/ao: trabalho com a leitura em sua multiplicidade (isento do aspecto exclusivista da abordagem normativo-gramatical), ou seja, a linguagem vista como ponto de inter-AÇÃO entre sujeitos situados sociohistoricamente (Bakhtin, 1992; Vigotski 1998, 2001, 2004). Nessa direção empreendeu-se um trabalho com eventos de letramento e práticas de alfabetização para ressignificar as múltiplas formas de manifestação da linguagem em gêneros e suportes diversos. A base teórico-conceitual acessada permite à/ao docente meios para potencializar suas ações e proporcionar aprendizagens significativas, visando ao desenvolvimento integral do sujeito. Essa modalidade de ensino enseja diferentes tempos-espaços e agentes educativos, para além da sala de aula, do componente e do/a professor/a-educador/a. Com metodologias diferenciadas, a exemplo da leitura performática, jogos de alfabetização e materiais manipuláveis, tem-se a possibilidade de experienciar aprendizagens significativas, individuais e coletivas, permitindo a ação mediada entre diferentes linguagens. Os resultados gerados, por meio de dispositivos de monitoramento, apontam para uma melhoria significativa nas práticas pedagógicas alinhadas a uma proposta didático-pedagógica, atrelada à BNCC e ao Documento Local, direcionador ao atendimento do Tempo Integral e, por consequência, denotam um desenvolvimento considerável na formação integral dos/as estudantes. Ademais, os dados nos levam a assegurar que uma proposta de formação continuada, com ações de mediação e de monitoramento, não somente pode possibilitar um maior suporte às/aos educadoras/es, mas, sobretudo, engajar-se diretamente nos processos de ensino-aprendizagem discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14608_TB5860_08042025154454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIENE OMENA BISPO" "autor_nome_curto" => "ROSIENE" "autor_email" => "rosienebishop@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133282 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5860 "inscrito_id" => 14608 "titulo" => "PRÁTICAS RELATIVAS AO ENSINO E A APRENDIZAGENS DE LÍNGUA E LINGUAGEM EM ATIVIDADES COMPLEMENTARES: EXPERIÊNCIA EM UMA ESCOLA ALAGOANA DE TEMPO INTEGRAL E INTEGRADA – ANOS INICIAIS" "resumo" => "O presente estudo trata de uma experiência acerca de trilhas formativas realizadas com professoras/es dos anos iniciais e monitoras/es das atividades complementares da Educação Integral em Tempo Integral em uma escola pública alagoana. A experiência desenvolvida na Rede de Ensino de São José da Laje/AL está alinhada a uma concepção de língua(gem) atinente às demandas sociais, cuja necessidade possibilita que a língua se volte ao atendimento das/os suas/seus interlocutoras/es - e não o contrário, considerando aspectos voltados à/ao: trabalho com a leitura em sua multiplicidade (isento do aspecto exclusivista da abordagem normativo-gramatical), ou seja, a linguagem vista como ponto de inter-AÇÃO entre sujeitos situados sociohistoricamente (Bakhtin, 1992; Vigotski 1998, 2001, 2004). Nessa direção empreendeu-se um trabalho com eventos de letramento e práticas de alfabetização para ressignificar as múltiplas formas de manifestação da linguagem em gêneros e suportes diversos. A base teórico-conceitual acessada permite à/ao docente meios para potencializar suas ações e proporcionar aprendizagens significativas, visando ao desenvolvimento integral do sujeito. Essa modalidade de ensino enseja diferentes tempos-espaços e agentes educativos, para além da sala de aula, do componente e do/a professor/a-educador/a. Com metodologias diferenciadas, a exemplo da leitura performática, jogos de alfabetização e materiais manipuláveis, tem-se a possibilidade de experienciar aprendizagens significativas, individuais e coletivas, permitindo a ação mediada entre diferentes linguagens. Os resultados gerados, por meio de dispositivos de monitoramento, apontam para uma melhoria significativa nas práticas pedagógicas alinhadas a uma proposta didático-pedagógica, atrelada à BNCC e ao Documento Local, direcionador ao atendimento do Tempo Integral e, por consequência, denotam um desenvolvimento considerável na formação integral dos/as estudantes. Ademais, os dados nos levam a assegurar que uma proposta de formação continuada, com ações de mediação e de monitoramento, não somente pode possibilitar um maior suporte às/aos educadoras/es, mas, sobretudo, engajar-se diretamente nos processos de ensino-aprendizagem discentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14608_TB5860_08042025154454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIENE OMENA BISPO" "autor_nome_curto" => "ROSIENE" "autor_email" => "rosienebishop@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }