RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133312 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5901 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões acerca de uma discussão relevante no contexto da Educação Básica brasileira, a saber: os impactos e desafios da relação família-escola estabelecidas em educandários do nosso país, considerando a função social que a escola desempenha no aspecto formativo dos indivíduos, bem como as contribuições para com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, entende-se que a escola se origina com importante papel a desempenhar, a necessidade de contribuir com a busca de soluções que respondam à determinadas questões problemas, sendo assim, a LDB nº9394/1996, evidencia sobre a importância da participação da família na escola e as possíveis contribuições dessa parceria para os educandos. Diante do exposto, objetiva-se com esse estudo, refletir sobre como se dar a relação família e escola em nossos espaços educativos, bem como pensar sobre as implicações dessa ausência de parceria, como isso pode acarretar um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, buscando responder a questões do tipo: quais os possíveis impactos e desafios percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família? Como a parceria entre essas instituições pode contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas? Na busca por alcançar o objetivo proposto nesse trabalho, e solucionar a situação apresentada, o presente estudo caracteriza-se numa perspectiva qualitativa, por enfocar o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer da pesquisa, esta que será realizada através de um levantamento bibliográfico. Parte do referencial teórico que embasa esse trabalho, baseia-se em Santos, (2014), Arroyo, (1993), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID238_TB5901_08042025160836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERYKA RAENYA QUEIROZ MACIEL" "autor_nome_curto" => "HERYKA" "autor_email" => "raenyaqueiroz@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133312 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5901 "inscrito_id" => 238 "titulo" => "RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA: IMPACTOS E DESAFIOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de reflexões acerca de uma discussão relevante no contexto da Educação Básica brasileira, a saber: os impactos e desafios da relação família-escola estabelecidas em educandários do nosso país, considerando a função social que a escola desempenha no aspecto formativo dos indivíduos, bem como as contribuições para com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, entende-se que a escola se origina com importante papel a desempenhar, a necessidade de contribuir com a busca de soluções que respondam à determinadas questões problemas, sendo assim, a LDB nº9394/1996, evidencia sobre a importância da participação da família na escola e as possíveis contribuições dessa parceria para os educandos. Diante do exposto, objetiva-se com esse estudo, refletir sobre como se dar a relação família e escola em nossos espaços educativos, bem como pensar sobre as implicações dessa ausência de parceria, como isso pode acarretar um comprometimento do processo de ensino e aprendizagem dos educandos, buscando responder a questões do tipo: quais os possíveis impactos e desafios percebidos no desenvolvimento do aluno a partir da relação escola-família? Como a parceria entre essas instituições pode contribuir para o fortalecimento do processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas? Na busca por alcançar o objetivo proposto nesse trabalho, e solucionar a situação apresentada, o presente estudo caracteriza-se numa perspectiva qualitativa, por enfocar o pensamento reflexivo-investigativo no decorrer da pesquisa, esta que será realizada através de um levantamento bibliográfico. Parte do referencial teórico que embasa esse trabalho, baseia-se em Santos, (2014), Arroyo, (1993), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID238_TB5901_08042025160836.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HERYKA RAENYA QUEIROZ MACIEL" "autor_nome_curto" => "HERYKA" "autor_email" => "raenyaqueiroz@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }