COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133345 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5950 "inscrito_id" => 11279 "titulo" => "COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo destacar as principais competências essenciais na formação dos profissionais da indústria da construção, com base em uma abordagem holística que os capacite para promover o desenvolvimento sustentável e acompanhar a modernização da indústria da construção, que se destaca pela forte demanda de matéria prima, mão de obra expressiva e influência econômica. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de encontrar práticas exitosas que vem sendo utilizadas nos cursos técnicos de edificações e de engenharia civil. Os dados encontrados apontam para as competências de hard skills (competências técnicas) e de soft skills (competências comportamentais). Em relação as hard skills se faz necessário uma aproximação efetiva entre teoria e prática, que pode ser viabilizada a partir de uma associação com empresas que detenham tecnologias como o BIM (Building Information Modeling), uma exigência do governo federal publicada em 2018, para todos os projetos de infraestrutura. Além disso, as instituições de ensino precisam instruir os alunos sobre as carreiras acadêmica, profissional e empreendedora, que poderão seguir depois do curso; bem como, ampliar as componentes curriculares de pesquisa, ensino e extensão, a partir dos cursos técnicos para que mais discentes tenham acesso. No que diz respeito as soft skills, essas competências podem ser trabalhadas a começar por uma educação mais humanística, inclusiva e tendo o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a UNESCO, em 2021, já afirmava que o ensino deve estar organizado em torno de princípios como solidariedade, colaboração e respeito. E a resolução CNE/CP nº 1, de 2021, vem ratificar isso, ao trazer entre os princípios da educação profissional e tecnológica: indissociabilidade entre educação e prática social, reconhecimento das identidades de gênero e éticos-raciais. Por fim, é necessário que os discentes saiam das escolas conscientes de que suas ações geram impactos no planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11279_TB5950_08042025165232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIMA" "autor_email" => "mcristina.2411@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133345 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5950 "inscrito_id" => 11279 "titulo" => "COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE CONSTRUÇÃO" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo destacar as principais competências essenciais na formação dos profissionais da indústria da construção, com base em uma abordagem holística que os capacite para promover o desenvolvimento sustentável e acompanhar a modernização da indústria da construção, que se destaca pela forte demanda de matéria prima, mão de obra expressiva e influência econômica. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, a fim de encontrar práticas exitosas que vem sendo utilizadas nos cursos técnicos de edificações e de engenharia civil. Os dados encontrados apontam para as competências de hard skills (competências técnicas) e de soft skills (competências comportamentais). Em relação as hard skills se faz necessário uma aproximação efetiva entre teoria e prática, que pode ser viabilizada a partir de uma associação com empresas que detenham tecnologias como o BIM (Building Information Modeling), uma exigência do governo federal publicada em 2018, para todos os projetos de infraestrutura. Além disso, as instituições de ensino precisam instruir os alunos sobre as carreiras acadêmica, profissional e empreendedora, que poderão seguir depois do curso; bem como, ampliar as componentes curriculares de pesquisa, ensino e extensão, a partir dos cursos técnicos para que mais discentes tenham acesso. No que diz respeito as soft skills, essas competências podem ser trabalhadas a começar por uma educação mais humanística, inclusiva e tendo o aluno como agente ativo no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que a UNESCO, em 2021, já afirmava que o ensino deve estar organizado em torno de princípios como solidariedade, colaboração e respeito. E a resolução CNE/CP nº 1, de 2021, vem ratificar isso, ao trazer entre os princípios da educação profissional e tecnológica: indissociabilidade entre educação e prática social, reconhecimento das identidades de gênero e éticos-raciais. Por fim, é necessário que os discentes saiam das escolas conscientes de que suas ações geram impactos no planeta." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11279_TB5950_08042025165232.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA ALVES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "CRISTINA LIMA" "autor_email" => "mcristina.2411@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }