“MAIS UM CAFÉZIM?” E NESSE TEMPO, COMO MEUS AVÓS, EU QUERO SABER ENSINAR – MOVIMENTOS DE GIRO NO OLHAR SOBRE POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA/COM ALUNOS/AS 60+
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133421 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 14382 "titulo" => "“MAIS UM CAFÉZIM?” E NESSE TEMPO, COMO MEUS AVÓS, EU QUERO SABER ENSINAR – MOVIMENTOS DE GIRO NO OLHAR SOBRE POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA/COM ALUNOS/AS 60+" "resumo" => "A vida está em constante desenvolvimento, e o tempo não para. Entretanto, em algum momento da vida, notamos que ela passou, ou por contra própria, ou pelo olhar do outro. Assim, inevitavelmente, a velhice chegará. Portanto, é urgente e necessário a discussão sobre o que significa ser velho/a em uma sociedade capitalista neoliberal. Além disso, em um país que 73% das mortes por COVID-19 são pessoas 60+ e que foi justificada como “sacrifício necessário” à economia, a discussão sobre a temática se torna mais relevante. Dessa forma, o objetivo desta comunicação oral é apresentar um recorte da minha dissertação de mestrado, intitulada “Movimentos de giro no olhar sobre tornar-se velho/a: uma experiência de formação sobre o ensino de língua inglesa para/com pessoas 60+”. Esta investigação foi pautada pela pesquisa foi qualitativa e interpretativista (Denzin; Lincoln, 2013). As epistemologias que fundamentam este estudo são o pensamento decolonial (Kramsch, 2019; Maldonado-Torres, 2007; Silvestre, 2017; Silvestre; Sabota; Pereira, 2020; Walsh, 2013, 2018, entre outros/as), pesquisas sobre oenvelhecimento e o que significa ser velho/a na sociedade (Aguiar, 2018; Beauvoir, 1970; Bosi, 1979; Goldenberg, 2020; Krenak, 2020; Lima, 2020, entre outros/as), e sobre o ensino de línguas voltado às pessoas velhas (Conceição, 1999; Frank, 2010; Guimarães, 2006; Pizzolatto, 1995, 2008; Tavares; Menezes, 2020, entre outros/as). Para tanto, busquei problematizar o envelhecimento; (re)pensar as práticas de educação linguística para pessoas 60+; discutir o lugar do/a velho/a na sociedade atual, mais especificamente dentro de contextos educacionais; relatar experiências e propostas de ações educativas para/com pessoas velhas e seus desdobramentos. Os resultados contribuíram para a compreensão da necessidade de uma formação docente que inclua as pessoas velhas nos currículos dos cursos de Letras – reconhecendo-as como sujeitos com direitos –, bem como para a defesa da promoção de esforços para um ensino mais nclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14382_TB6042_08042025181551.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONE UESTER COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "Dione Uester" "autor_email" => "dione.silva@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133421 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 14382 "titulo" => "“MAIS UM CAFÉZIM?” E NESSE TEMPO, COMO MEUS AVÓS, EU QUERO SABER ENSINAR – MOVIMENTOS DE GIRO NO OLHAR SOBRE POSSIBILIDADES DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA PARA/COM ALUNOS/AS 60+" "resumo" => "A vida está em constante desenvolvimento, e o tempo não para. Entretanto, em algum momento da vida, notamos que ela passou, ou por contra própria, ou pelo olhar do outro. Assim, inevitavelmente, a velhice chegará. Portanto, é urgente e necessário a discussão sobre o que significa ser velho/a em uma sociedade capitalista neoliberal. Além disso, em um país que 73% das mortes por COVID-19 são pessoas 60+ e que foi justificada como “sacrifício necessário” à economia, a discussão sobre a temática se torna mais relevante. Dessa forma, o objetivo desta comunicação oral é apresentar um recorte da minha dissertação de mestrado, intitulada “Movimentos de giro no olhar sobre tornar-se velho/a: uma experiência de formação sobre o ensino de língua inglesa para/com pessoas 60+”. Esta investigação foi pautada pela pesquisa foi qualitativa e interpretativista (Denzin; Lincoln, 2013). As epistemologias que fundamentam este estudo são o pensamento decolonial (Kramsch, 2019; Maldonado-Torres, 2007; Silvestre, 2017; Silvestre; Sabota; Pereira, 2020; Walsh, 2013, 2018, entre outros/as), pesquisas sobre oenvelhecimento e o que significa ser velho/a na sociedade (Aguiar, 2018; Beauvoir, 1970; Bosi, 1979; Goldenberg, 2020; Krenak, 2020; Lima, 2020, entre outros/as), e sobre o ensino de línguas voltado às pessoas velhas (Conceição, 1999; Frank, 2010; Guimarães, 2006; Pizzolatto, 1995, 2008; Tavares; Menezes, 2020, entre outros/as). Para tanto, busquei problematizar o envelhecimento; (re)pensar as práticas de educação linguística para pessoas 60+; discutir o lugar do/a velho/a na sociedade atual, mais especificamente dentro de contextos educacionais; relatar experiências e propostas de ações educativas para/com pessoas velhas e seus desdobramentos. Os resultados contribuíram para a compreensão da necessidade de uma formação docente que inclua as pessoas velhas nos currículos dos cursos de Letras – reconhecendo-as como sujeitos com direitos –, bem como para a defesa da promoção de esforços para um ensino mais nclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14382_TB6042_08042025181551.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIONE UESTER COSTA SILVA" "autor_nome_curto" => "Dione Uester" "autor_email" => "dione.silva@edu.mt.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }