A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA PESSOAL E ACADÊMICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR.
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133432 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6058 "inscrito_id" => 3397 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA PESSOAL E ACADÊMICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR." "resumo" => "Este trabalho investigou a prática pedagógica de um professor do ciclo de alfabetização, buscando compreender suas metodologias, desafios e influências na formação das crianças. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista estruturada em três etapas: trajetória pessoal, acadêmica, e práticas de alfabetização. Além disso, analisamos sua vivência com a leitura e a escrita na infância, bem como sua jornada acadêmica, identificando como essas experiências influenciam sua atuação docente. As discussões teóricas foram realizadas acerca da indissociabilidade entre a alfabetização e o letramento, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que integrem ambos os processos. Autores como Soares (2004) e Mortatti (2006) reforçam a importância de um ensino significativo, contrapondo-se à ideia de que a leitura e a escrita são apenas um movimento de codificação e decodificação. Esses autores defendem a promoção da leitura e da escrita em contextos sociais diversos. Além disso, a psicogênese da escrita (Morais, 2004) é abordada para compreender como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita. Evidenciamos que a prática pedagógica do docente foi influenciada por sua trajetória pessoal, pelo contato precoce com a leitura e pela sua formação continuada. Suas estratégias incluem o uso de literatura, produção textual e diversificação de recursos didáticos. Este trabalho evidenciou como a experiência e a formação do docente impactam diretamente a qualidade do ensino da alfabetização, destacando a necessidade de compreender que as práticas pedagógicas dos alfabetizadores contribuem para aprimorar o ensino e fomentar reflexões sobre a importância da formação contínua dos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3397_TB6058_08042025182818.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA DE AZEVEDO LUNA" "autor_nome_curto" => "REBEKA" "autor_email" => "rebeka.luna@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133432 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6058 "inscrito_id" => 3397 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA TRAJETÓRIA PESSOAL E ACADÊMICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE UM PROFESSOR ALFABETIZADOR." "resumo" => "Este trabalho investigou a prática pedagógica de um professor do ciclo de alfabetização, buscando compreender suas metodologias, desafios e influências na formação das crianças. A pesquisa foi realizada por meio de uma entrevista estruturada em três etapas: trajetória pessoal, acadêmica, e práticas de alfabetização. Além disso, analisamos sua vivência com a leitura e a escrita na infância, bem como sua jornada acadêmica, identificando como essas experiências influenciam sua atuação docente. As discussões teóricas foram realizadas acerca da indissociabilidade entre a alfabetização e o letramento, destacando a necessidade de práticas pedagógicas que integrem ambos os processos. Autores como Soares (2004) e Mortatti (2006) reforçam a importância de um ensino significativo, contrapondo-se à ideia de que a leitura e a escrita são apenas um movimento de codificação e decodificação. Esses autores defendem a promoção da leitura e da escrita em contextos sociais diversos. Além disso, a psicogênese da escrita (Morais, 2004) é abordada para compreender como as crianças constroem seu conhecimento sobre a escrita. Evidenciamos que a prática pedagógica do docente foi influenciada por sua trajetória pessoal, pelo contato precoce com a leitura e pela sua formação continuada. Suas estratégias incluem o uso de literatura, produção textual e diversificação de recursos didáticos. Este trabalho evidenciou como a experiência e a formação do docente impactam diretamente a qualidade do ensino da alfabetização, destacando a necessidade de compreender que as práticas pedagógicas dos alfabetizadores contribuem para aprimorar o ensino e fomentar reflexões sobre a importância da formação contínua dos professores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3397_TB6058_08042025182818.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "REBEKA DE AZEVEDO LUNA" "autor_nome_curto" => "REBEKA" "autor_email" => "rebeka.luna@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }