A VIOLÊNCIA EM UMA TURMA DE 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CRATO, E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6129 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "A VIOLÊNCIA EM UMA TURMA DE 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CRATO, E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a presença da violência em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma instituição da cidade do Crato, Ceará, e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Através da observação participante e da escuta sensível, buscamos compreender as diversas formas de violência que se manifestam no cotidiano escolar, desde agressões físicas e verbais até o bullying e a exclusão social. As observações revelaram que a violência não se restringe aos atos explícitos, mas se manifesta também em microagressões e dinâmicas de poder que afetam o clima da turma, as relações entre os educandos e o desenvolvimento dos alunos. A análise dos dados evidenciou a importância de um olhar atento e humanizado para as questões da violência na escola, buscando compreender suas raízes e seus impactos na vida dos estudantes. O artigo discute ainda as implicações da violência no processo de ensino-aprendizagem, destacando como ela pode prejudicar a concentração, a motivação e o desempenho escolar dos alunos. Além disso, a violência pode gerar um ambiente de medo e insegurança, que dificulta o estabelecimento de relações saudáveis e a construção de um espaço de aprendizagem acolhedor. A partir do relato de experiência, propomos algumas reflexões sobre o papel da escola na prevenção e no enfrentamento da violência, destacando a importância da construção de uma cultura de paz e do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam o respeito, a empatia e a resolução pacífica de conflitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3232_TB6129_08042025191039.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AURILO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Aurilo Bezerra" "autor_email" => "aurilo_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133484 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6129 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "A VIOLÊNCIA EM UMA TURMA DE 2ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE CRATO, E AS SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "Este artigo apresenta um relato de experiência sobre a presença da violência em uma turma de 2º ano do ensino fundamental de uma instituição da cidade do Crato, Ceará, e as suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Através da observação participante e da escuta sensível, buscamos compreender as diversas formas de violência que se manifestam no cotidiano escolar, desde agressões físicas e verbais até o bullying e a exclusão social. As observações revelaram que a violência não se restringe aos atos explícitos, mas se manifesta também em microagressões e dinâmicas de poder que afetam o clima da turma, as relações entre os educandos e o desenvolvimento dos alunos. A análise dos dados evidenciou a importância de um olhar atento e humanizado para as questões da violência na escola, buscando compreender suas raízes e seus impactos na vida dos estudantes. O artigo discute ainda as implicações da violência no processo de ensino-aprendizagem, destacando como ela pode prejudicar a concentração, a motivação e o desempenho escolar dos alunos. Além disso, a violência pode gerar um ambiente de medo e insegurança, que dificulta o estabelecimento de relações saudáveis e a construção de um espaço de aprendizagem acolhedor. A partir do relato de experiência, propomos algumas reflexões sobre o papel da escola na prevenção e no enfrentamento da violência, destacando a importância da construção de uma cultura de paz e do desenvolvimento de estratégias pedagógicas que promovam o respeito, a empatia e a resolução pacífica de conflitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID3232_TB6129_08042025191039.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE AURILO BEZERRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Aurilo Bezerra" "autor_email" => "aurilo_macedo@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }