DELINEAMENTO DE METODOLOGIAS MULTILETRADAS NO ENSINO DE LINGUAGEM: PRÁTICAS INTERARTES APLICADAS À LITERATURA E OUTRAS ARTES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6171 "inscrito_id" => 14954 "titulo" => "DELINEAMENTO DE METODOLOGIAS MULTILETRADAS NO ENSINO DE LINGUAGEM: PRÁTICAS INTERARTES APLICADAS À LITERATURA E OUTRAS ARTES" "resumo" => "A pedagogia dos multiletramentos propõe uma prática que considera a diversidade textual e cultural presente na sociedade atual. Em face desta perspectiva, uma questão suscitada é como abordar simultaneamente expressões artísticas diversas de modo que se estabeleça um diálogo interartes igualitário no processo de ensino. A fim de investigar tal questão, o estudo tem o objetivo de construir um repertório metodológico fundamentado na pedagogia dos multiletramentos que trate das diferentes formas artísticas no ensino de linguagem por meio da prática de diálogos interartes. Para isso, busca-se relacionar o campo dos estudos interartes aos pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, investigar práticas metodológicas desenvolvidas com base nesta pedagogia que abordam textos artísticos, e aplicar as estratégias e orientações metodológicas estudadas na construção de norteadores para o trabalho com literatura e outras artes no ensino. A relação dos estudos interartes com a pedagogia dos multiletramentos é feita com base em Cazden et al. (2021), Clüver (1997, 2006, 2011) e Rojo (2012). Como propostas pedagógicas voltadas para os multiletramentos trata-se dos estudos de Amorim (2022), Santos (2024) e Silveira et al. (2018). A partir dos estudos apresentados, é percebido um uso comum da sequência didática como meio de estruturação de atividades, mas também uma abertura na definição de estratégias metodológicas mais específicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6171_08042025193236.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133515 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6171 "inscrito_id" => 14954 "titulo" => "DELINEAMENTO DE METODOLOGIAS MULTILETRADAS NO ENSINO DE LINGUAGEM: PRÁTICAS INTERARTES APLICADAS À LITERATURA E OUTRAS ARTES" "resumo" => "A pedagogia dos multiletramentos propõe uma prática que considera a diversidade textual e cultural presente na sociedade atual. Em face desta perspectiva, uma questão suscitada é como abordar simultaneamente expressões artísticas diversas de modo que se estabeleça um diálogo interartes igualitário no processo de ensino. A fim de investigar tal questão, o estudo tem o objetivo de construir um repertório metodológico fundamentado na pedagogia dos multiletramentos que trate das diferentes formas artísticas no ensino de linguagem por meio da prática de diálogos interartes. Para isso, busca-se relacionar o campo dos estudos interartes aos pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, investigar práticas metodológicas desenvolvidas com base nesta pedagogia que abordam textos artísticos, e aplicar as estratégias e orientações metodológicas estudadas na construção de norteadores para o trabalho com literatura e outras artes no ensino. A relação dos estudos interartes com a pedagogia dos multiletramentos é feita com base em Cazden et al. (2021), Clüver (1997, 2006, 2011) e Rojo (2012). Como propostas pedagógicas voltadas para os multiletramentos trata-se dos estudos de Amorim (2022), Santos (2024) e Silveira et al. (2018). A partir dos estudos apresentados, é percebido um uso comum da sequência didática como meio de estruturação de atividades, mas também uma abertura na definição de estratégias metodológicas mais específicas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14954_TB6171_08042025193236.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALLAN KAYAN DIAS CARNEIRO" "autor_nome_curto" => "ALLAN" "autor_email" => "kayandias2003@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }