Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIOEMOCIONAL NO ENSINO TÉCNICO INTEGRADO: UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este estudo realizou uma análise quantitativa dos impactos cognitivos e socioemocionais decorrentes da aplicação de metodologias ativas em aulas de uma disciplina técnica no contexto do ensino técnico integrado, oferecido pelo Instituto Federal do Amazonas, Campus Manaus Distrito Industrial. A pesquisa foi conduzida utilizando o método de Análise de Conteúdo, conforme proposto por Bardin. Os dados foram obtidos por meio de questionários (abertos e fechados) e entrevistas semiestruturadas, permitindo uma abordagem abrangente e qualitativa. As metodologias ativas empregadas foram a Aprendizagem Baseada em Problemas (Problem-Based Learning – PBL) e a gamificação. A educação de jovens em áreas tecnológicas apresenta desafios significativos, em especial pela concorrência com estímulos digitais provenientes de redes sociais, jogos online e conteúdos audiovisuais. Esse contexto afeta especialmente as gerações Z (1996–2010) e Alpha (a partir de 2010), cuja formação ocorreu em ambientes permeados pela tecnologia digital. As metodologias PBL e gamificação promoveram experiências práticas e dinâmicas, incentivando os estudantes a participarem ativamente de um aprendizado “hands-on”. Tais abordagens facilitaram a interação direta com tecnologias, seu entendimento funcional e aplicação em cenários práticos. Ademais, estas estratégias promoveram integração multidisciplinar, abrangendo áreas como engenharia, logística e tecnologia da informação. Os resultados obtidos indicaram um desenvolvimento substancial de competências essenciais para o mercado de trabalho, como comunicação, cooperação, liderança e pensamento crítico. Estas habilidades socioemocionais, comumente denominadas “soft skills”, emergiram como o principal legado do estudo, destacando-se pela relevância na formação profissional dos discentes envolvidos.

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