Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PARA ALÉM DA QUEIXA ESCOLAR: DEBATES E REFLEXÕES COM PROFESSORES DIRETORES DE TURMA.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O campo de Formação de Professores comumente evoca a participação do psicólogo escolar, criando um terreno potente para a adoção de práticas reflexivas e críticas, principalmente na relação que toca escola-universidade. Nesse cenário, a presente pesquisa tem como objetivo relatar e analisar o quarto encontro de um curso de formação para Professores Diretores de Turma (PDT), cujo tema debatido consistiu em queixas escolares. O curso em questão teve duração de 5 encontros e ocorreu junto aos PDT's em uma escola estadual de Fortaleza-CE, de forma mensal. Os temas debatidos nessa empreitada foram decididos a partir de entrevistas preliminares com os professores participantes e adaptados pelo ritmo e interesse das discussões mensais, tal movimento na construção do curso é amparado pelo aparato metodológico da Pesquisa-Intervenção e da Cartografia, as quais desafiam a lógica de pesquisa tradicional ao apostarem na não-neutralidade do pesquisador, que não só interfere no campo mas é também afetado por ele, e na mutabilidade do campo de pesquisa. O momento em questão contou com a participação de 8 professores DT’s e foi guiado pela seguinte metodologia: intervenções escritas e discussões sobre trechos de artigos que discutem queixa escolar, os quais foram impressos e recortados. A conversa que se conduziu a partir dessa dinâmica abordou temas como a estigmatização do aluno, a culpabilização do fracasso escolar, a importância do equilíbrio no fazer do PDT e a necessidade de um olhar e cuidado para os professores. Por fim, ficou evidente a força desse local para enunciação, reflexão e troca entre os professores, contribuindo para um fortalecimento entre pares que transborda para além do curso de formação e perpassa os percalços do cotidiano escolar.

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