Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: UM OLHAR DIFERENCIADO SOBRE AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir de um olhar diferenciado sobre as dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças com deficiência. Considerando os princípios da educação inclusiva, busca-se refletir sobre a importância de práticas pedagógicas individualizadas que respeitem as especificidades de cada aluno, promovendo seu pleno desenvolvimento, entendendo que a inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional, pois não atinge apenas alunos com deficiência e os que apresentam dificuldade de aprender, mas todos os demais para que obtenham sucesso na corrente educativa geral. (Mantoan, 2015) A pesquisa é de cunho qualitativo, com observação de campo, coleta de dados por meio de pesquisa, entrevistas, concomitantemente com leituras para estudos mais aprofundados, fundamenta-se em autores que abordam a inclusão escolar, o papel do AEE e dos desafios enfrentados no processo de aprendizagem. A análise evidencia que as dificuldades de aprendizagem não devem ser vistas apenas sob a ótica da limitação, mas como manifestações pedagógicas adequadas, mediadas por estratégias acessíveis, acolhedoras e contextualizadas. Assim, conclui-se que o AEE desempenha um papel fundamental no fortalecimento das potencialidades da criança com deficiência, contribuindo para a construção de uma escola verdadeiramente inclusiva e equitativa.

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