Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133742
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6477
    "inscrito_id" => 14583
    "titulo" => "ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "As aulas de Língua Portuguesa se configuram como um lugar de (re)construção de práticas de linguagem, e não se limitam apenas aos estudos voltados para decodificar um código linguístico. A leitura de mundo ultrapassa a letra. A produção escrita mergulha no oceano dos ditos e não ditos e a vivência com a língua se manifesta como uma experiência plural, atravessada pelas subjetividades dos sujeitos que a tornam pulsante. A partir, então, da concepção de que a língua é uma forma de interagir social e criticamente, este trabalho busca relatar o projeto “Jaboatão em cenas e versos”, vivenciado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, no município de Jaboatão dos Guararapes. Tal projeto objetivou uma exposição de fotografias e poemas, produzidos pelo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo percurso produtivo pretendeu construir um olhar crítico e poético para o lugar onde se vive, proporcionando um contato diferente com o cotidiano. Para isso, três etapas foram realizadas pelos estudantes: 1) captação de fotografias de paisagens, cenas dos bairros em que moravam; 2) produção individual de poemas inspirados nas fotografias da etapa 1 e 3) realização de exposição com as fotografias e os poemas. Durante as aulas, com o debruçamento sobre o gênero poema e a articulação dos três eixos de ensino de língua (leitura, análise linguística e produção), foi possível estabelecer relações subjetivas com as imagens captadas, bem como compreender que o fazer poético se constitui a partir do mundo em que se vive, e não alheio a ele. Fundamentado nos estudos de Freire (2011), Silva e Zilberman (1999), Silva (2005), Geraldi (2009), Antunes (2002) e outros, o projeto relatado neste trabalho ressignificou o comum do lugar em que se vive, possibilitando leituras (e produções) poéticas a partir de imagens de um(uns) cotidiano(s)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14583_TB6477_08042025212906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANE VELOSO PINA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "JOANE VELOSO"
    "autor_email" => "joaneveloso@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133742
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6477
    "inscrito_id" => 14583
    "titulo" => "ENTRE CENAS E VERSOS: UMA VIVÊNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "As aulas de Língua Portuguesa se configuram como um lugar de (re)construção de práticas de linguagem, e não se limitam apenas aos estudos voltados para decodificar um código linguístico. A leitura de mundo ultrapassa a letra. A produção escrita mergulha no oceano dos ditos e não ditos e a vivência com a língua se manifesta como uma experiência plural, atravessada pelas subjetividades dos sujeitos que a tornam pulsante. A partir, então, da concepção de que a língua é uma forma de interagir social e criticamente, este trabalho busca relatar o projeto “Jaboatão em cenas e versos”, vivenciado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, no município de Jaboatão dos Guararapes. Tal projeto objetivou uma exposição de fotografias e poemas, produzidos pelo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo percurso produtivo pretendeu construir um olhar crítico e poético para o lugar onde se vive, proporcionando um contato diferente com o cotidiano. Para isso, três etapas foram realizadas pelos estudantes: 1) captação de fotografias de paisagens, cenas dos bairros em que moravam; 2) produção individual de poemas inspirados nas fotografias da etapa 1 e 3) realização de exposição com as fotografias e os poemas. Durante as aulas, com o debruçamento sobre o gênero poema e a articulação dos três eixos de ensino de língua (leitura, análise linguística e produção), foi possível estabelecer relações subjetivas com as imagens captadas, bem como compreender que o fazer poético se constitui a partir do mundo em que se vive, e não alheio a ele. Fundamentado nos estudos de Freire (2011), Silva e Zilberman (1999), Silva (2005), Geraldi (2009), Antunes (2002) e outros, o projeto relatado neste trabalho ressignificou o comum do lugar em que se vive, possibilitando leituras (e produções) poéticas a partir de imagens de um(uns) cotidiano(s)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14583_TB6477_08042025212906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOANE VELOSO PINA CAVALCANTI"
    "autor_nome_curto" => "JOANE VELOSO"
    "autor_email" => "joaneveloso@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As aulas de Língua Portuguesa se configuram como um lugar de (re)construção de práticas de linguagem, e não se limitam apenas aos estudos voltados para decodificar um código linguístico. A leitura de mundo ultrapassa a letra. A produção escrita mergulha no oceano dos ditos e não ditos e a vivência com a língua se manifesta como uma experiência plural, atravessada pelas subjetividades dos sujeitos que a tornam pulsante. A partir, então, da concepção de que a língua é uma forma de interagir social e criticamente, este trabalho busca relatar o projeto “Jaboatão em cenas e versos”, vivenciado na Escola Municipal Alice Vilar de Aquino, no município de Jaboatão dos Guararapes. Tal projeto objetivou uma exposição de fotografias e poemas, produzidos pelo estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, cujo percurso produtivo pretendeu construir um olhar crítico e poético para o lugar onde se vive, proporcionando um contato diferente com o cotidiano. Para isso, três etapas foram realizadas pelos estudantes: 1) captação de fotografias de paisagens, cenas dos bairros em que moravam; 2) produção individual de poemas inspirados nas fotografias da etapa 1 e 3) realização de exposição com as fotografias e os poemas. Durante as aulas, com o debruçamento sobre o gênero poema e a articulação dos três eixos de ensino de língua (leitura, análise linguística e produção), foi possível estabelecer relações subjetivas com as imagens captadas, bem como compreender que o fazer poético se constitui a partir do mundo em que se vive, e não alheio a ele. Fundamentado nos estudos de Freire (2011), Silva e Zilberman (1999), Silva (2005), Geraldi (2009), Antunes (2002) e outros, o projeto relatado neste trabalho ressignificou o comum do lugar em que se vive, possibilitando leituras (e produções) poéticas a partir de imagens de um(uns) cotidiano(s).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.