Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTEXTOS E REFLEXÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133775
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6528
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "CONTEXTOS E REFLEXÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A atuação do profissional docente na gestão escolar diante da educação infantil, possibilita diferentes vivências e/ou experiências e reflexões, nesse sentido, este estudo tem como objetivo compreender os diferentes contextos, bem como, as reflexões acerca da atuação de um gestor da educação infantil. Nesse contexto, as análises que compõem essa pesquisa se deram por meio de estudos com produções acadêmico-científicas já publicadas, disponíveis na seguinte base de dado: Portal de Periódicos da CAPES, na qual foram identificados e selecionados 4 (quatro) trabalhos, que possuem relação direta com a referida temática. No que concerne a proposta metodológica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de forma exploratória e com uma abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado e reflexivo das produções. Os resultados apontam que a gestão escolar é marcada por diferentes desafios a serem superados, considerando a busca por uma educação de qualidade para todos, desde os primeiros anos da vida escolar. Portanto, ressaltamos a relevância de buscar melhor compreender a atuação da gestão à frente de uma realidade escolar com a Educação Infantil, de modo a auxiliar esses profissionais em suas possíveis tomadas de decisão, de modo ser um real apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11885_TB6528_21042025145928.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA COELHO BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabrasil0704@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133775
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6528
    "inscrito_id" => 11885
    "titulo" => "CONTEXTOS E REFLEXÕES DA GESTÃO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "A atuação do profissional docente na gestão escolar diante da educação infantil, possibilita diferentes vivências e/ou experiências e reflexões, nesse sentido, este estudo tem como objetivo compreender os diferentes contextos, bem como, as reflexões acerca da atuação de um gestor da educação infantil. Nesse contexto, as análises que compõem essa pesquisa se deram por meio de estudos com produções acadêmico-científicas já publicadas, disponíveis na seguinte base de dado: Portal de Periódicos da CAPES, na qual foram identificados e selecionados 4 (quatro) trabalhos, que possuem relação direta com a referida temática. No que concerne a proposta metodológica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de forma exploratória e com uma abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado e reflexivo das produções. Os resultados apontam que a gestão escolar é marcada por diferentes desafios a serem superados, considerando a busca por uma educação de qualidade para todos, desde os primeiros anos da vida escolar. Portanto, ressaltamos a relevância de buscar melhor compreender a atuação da gestão à frente de uma realidade escolar com a Educação Infantil, de modo a auxiliar esses profissionais em suas possíveis tomadas de decisão, de modo ser um real apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID11885_TB6528_21042025145928.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA COELHO BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA"
    "autor_email" => "andressabrasil0704@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A atuação do profissional docente na gestão escolar diante da educação infantil, possibilita diferentes vivências e/ou experiências e reflexões, nesse sentido, este estudo tem como objetivo compreender os diferentes contextos, bem como, as reflexões acerca da atuação de um gestor da educação infantil. Nesse contexto, as análises que compõem essa pesquisa se deram por meio de estudos com produções acadêmico-científicas já publicadas, disponíveis na seguinte base de dado: Portal de Periódicos da CAPES, na qual foram identificados e selecionados 4 (quatro) trabalhos, que possuem relação direta com a referida temática. No que concerne a proposta metodológica utilizada para o desenvolvimento desta pesquisa, foi a Revisão Sistemática de Literatura (RSL), de forma exploratória e com uma abordagem qualitativa, visando um estudo detalhado e reflexivo das produções. Os resultados apontam que a gestão escolar é marcada por diferentes desafios a serem superados, considerando a busca por uma educação de qualidade para todos, desde os primeiros anos da vida escolar. Portanto, ressaltamos a relevância de buscar melhor compreender a atuação da gestão à frente de uma realidade escolar com a Educação Infantil, de modo a auxiliar esses profissionais em suas possíveis tomadas de decisão, de modo ser um real apoio ao desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.