Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA NA EPJAI: APONTAMENTOS INICIAIS DE UMA PESQUISA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Como se dá formação para a educação matemática inclusiva de pessoas jovens, adultas e idosas? Está é uma questão complexa, por envolver diferentes modalidades de ensino e atravessar diversos cenáros formativos que tencionam os processos de ensino e aprendizagem e a formação de professores de matemática. Dessa forma, com nossa escrita, temos como objetivo apresentar e refletir sobre a formação de professores para a promoção de uma educação matemática inclusiva no contexto da educação de pessoas jovens, adultas e idosas (EPJAI). Para isso, como referencial teórico, dialogamos com o campo de estudos e pesquisas sobre a educação matemática inclusiva em articulação com a EPJAI, com vistas para a formação de professores de matemática e para as especificidades de cada uma das modalidades. Como procedimentos metodológicos, realizamos um estudo de revisão, do tipo revisão bibliográfica, na Bibliteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a partir dos descritores Matemática, Educação de Jovens e Adultos, Educação Inclusiva, onde encontramos um pequeno grupo de pesquisas. Os resultados preliminares apontam para a pouca quantidade de pesquisas com relação a temática, o que contribuí para um processo de invisibilização, silenciamento e exclusão; percebemos também lacunas na formação de professores, pois muitos cursos de licenciatura em matemática não possuem componentes da EPJAI ou, até mesmo, poucos momentos dedicados a prática de ensino direcionada a educação inclusiva e, por fim, destacamos a necessidade de uma formação de professores de matemática que contemple os princípios da equidade, a partir da escuta sensível e dialógica, por isso, sinalizamos a importância do desenvolvimento de pesquisas que produzam com a educação matemática inclusiva de pessoas jovens, adultas e idosas.

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