Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CULTURA DIGITAL, A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Em meio ao cenário educacional do país, que urge por mudanças cruciais em relação à atualização e avanço de alguma práticas, as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) se apresentam como elementos propulsionadores da nova cultura que já está intrínseca a sociedade, que é a digital. É notório que as práticas pedagógicas têm se modificado constantemente, visando acompanhar as novas tecnologias, principalmente as digitais. E é nesse contexto que a guinada da cultura digital relacionada à educação têm tomado conta dos novos cenários educacionais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é constatar o quão relevantes podem se apresentar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como ferramenta educacional para ensino de línguas. Adotando o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e da análise documental, este estudo fundamenta-se, principalmente, nos documentos norteadores da educação básica do país, como a Lei 14.533/2023, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como o Complemento à BNCC, e o Plano Nacional de Educação (PNE); e nas pesquisas de Mousquer e Rolim (2011) sobre a educação e o uso das novas tecnologias, Vygotsky (1978) e Wolf (1994) com seus estudos sobre as teorias e concepções de aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para os potenciais benefícios que as ferramentas proporcionam ao serem incluídas de forma consciente no processo de ensino e aprendizagem de línguas, a partir do intermédio docente, funcionando como complemento para promoção de práticas de aprendizagem exitosas.

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