A CULTURA DIGITAL, A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133802 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6559 "inscrito_id" => 15159 "titulo" => "A CULTURA DIGITAL, A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Em meio ao cenário educacional do país, que urge por mudanças cruciais em relação à atualização e avanço de alguma práticas, as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) se apresentam como elementos propulsionadores da nova cultura que já está intrínseca a sociedade, que é a digital. É notório que as práticas pedagógicas têm se modificado constantemente, visando acompanhar as novas tecnologias, principalmente as digitais. E é nesse contexto que a guinada da cultura digital relacionada à educação têm tomado conta dos novos cenários educacionais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é constatar o quão relevantes podem se apresentar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como ferramenta educacional para ensino de línguas. Adotando o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e da análise documental, este estudo fundamenta-se, principalmente, nos documentos norteadores da educação básica do país, como a Lei 14.533/2023, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como o Complemento à BNCC, e o Plano Nacional de Educação (PNE); e nas pesquisas de Mousquer e Rolim (2011) sobre a educação e o uso das novas tecnologias, Vygotsky (1978) e Wolf (1994) com seus estudos sobre as teorias e concepções de aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para os potenciais benefícios que as ferramentas proporcionam ao serem incluídas de forma consciente no processo de ensino e aprendizagem de línguas, a partir do intermédio docente, funcionando como complemento para promoção de práticas de aprendizagem exitosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15159_TB6559_08042025215202.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE MELO PEREIRA DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MELO" "autor_email" => "carloseduardo090501@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133802 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6559 "inscrito_id" => 15159 "titulo" => "A CULTURA DIGITAL, A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E OS DOCUMENTOS CURRICULARES: O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO" "resumo" => "Em meio ao cenário educacional do país, que urge por mudanças cruciais em relação à atualização e avanço de alguma práticas, as TDICs (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) se apresentam como elementos propulsionadores da nova cultura que já está intrínseca a sociedade, que é a digital. É notório que as práticas pedagógicas têm se modificado constantemente, visando acompanhar as novas tecnologias, principalmente as digitais. E é nesse contexto que a guinada da cultura digital relacionada à educação têm tomado conta dos novos cenários educacionais. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é constatar o quão relevantes podem se apresentar as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), como ferramenta educacional para ensino de línguas. Adotando o percurso metodológico da pesquisa bibliográfica e da análise documental, este estudo fundamenta-se, principalmente, nos documentos norteadores da educação básica do país, como a Lei 14.533/2023, Lei de Diretrizes e Bases (LDB), a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como o Complemento à BNCC, e o Plano Nacional de Educação (PNE); e nas pesquisas de Mousquer e Rolim (2011) sobre a educação e o uso das novas tecnologias, Vygotsky (1978) e Wolf (1994) com seus estudos sobre as teorias e concepções de aprendizagem de línguas. Os resultados apontam para os potenciais benefícios que as ferramentas proporcionam ao serem incluídas de forma consciente no processo de ensino e aprendizagem de línguas, a partir do intermédio docente, funcionando como complemento para promoção de práticas de aprendizagem exitosas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15159_TB6559_08042025215202.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS EDUARDO DE MELO PEREIRA DA VEIGA" "autor_nome_curto" => "EDUARDO MELO" "autor_email" => "carloseduardo090501@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }