Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLANTAS, REZAS E HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E SABER TRADICIONAL ENTRE MULHERES CAMPONESAS DO MST EM BURITICUPU – MA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133824
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6585
    "inscrito_id" => 15190
    "titulo" => "PLANTAS, REZAS E HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E SABER TRADICIONAL ENTRE MULHERES CAMPONESAS DO MST EM BURITICUPU – MA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre os letramentos múltiplos praticados por mulheres camponesas assentadas em Buriticupu – MA, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A partir da escuta sensível de suas narrativas, buscou-se compreender como os saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais, as rezas e as histórias de vida, constituem práticas educativas enraizadas na oralidade, na espiritualidade e na relação com a terra. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa, com análise discursiva dos relatos orais de quatro mulheres assentadas, cujas experiências foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com autores como Paulo Freire (2005), Boaventura de Sousa Santos (2019), Nêgo Bispo (2020) e Biderman (1999), que discutem os letramentos em suas múltiplas dimensões, em interface com a Antropologia e a Lexicologia alinhados a educação como prática da liberdade. Os resultados evidenciam que as práticas de cuidado com o corpo e com o espírito, transmitidas por meio da oralidade e do convívio comunitário, configuram formas legítimas de letramento ecológico, espiritual e linguístico. Esses saberes, muitas vezes invisibilizados por metodologias tradicionais de ensino hegemônico, representam formas potentes de resistência, afirmação identitária e exercício da cidadania no contexto da Educação, sobretudo a Educação do Campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15190_TB6585_08042025215832.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RIBEIRO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.morais@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133824
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6585
    "inscrito_id" => 15190
    "titulo" => "PLANTAS, REZAS E HISTÓRIAS: PRÁTICAS DE LETRAMENTO E SABER TRADICIONAL ENTRE MULHERES CAMPONESAS DO MST EM BURITICUPU – MA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe uma reflexão sobre os letramentos múltiplos praticados por mulheres camponesas assentadas em Buriticupu – MA, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A partir da escuta sensível de suas narrativas, buscou-se compreender como os saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais, as rezas e as histórias de vida, constituem práticas educativas enraizadas na oralidade, na espiritualidade e na relação com a terra. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa, com análise discursiva dos relatos orais de quatro mulheres assentadas, cujas experiências foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com autores como Paulo Freire (2005), Boaventura de Sousa Santos (2019), Nêgo Bispo (2020) e Biderman (1999), que discutem os letramentos em suas múltiplas dimensões, em interface com a Antropologia e a Lexicologia alinhados a educação como prática da liberdade. Os resultados evidenciam que as práticas de cuidado com o corpo e com o espírito, transmitidas por meio da oralidade e do convívio comunitário, configuram formas legítimas de letramento ecológico, espiritual e linguístico. Esses saberes, muitas vezes invisibilizados por metodologias tradicionais de ensino hegemônico, representam formas potentes de resistência, afirmação identitária e exercício da cidadania no contexto da Educação, sobretudo a Educação do Campo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15190_TB6585_08042025215832.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANA RIBEIRO MORAIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIANA"
    "autor_email" => "mariana.morais@uemasul.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho propõe uma reflexão sobre os letramentos múltiplos praticados por mulheres camponesas assentadas em Buriticupu – MA, integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). A partir da escuta sensível de suas narrativas, buscou-se compreender como os saberes tradicionais, como o uso de plantas medicinais, as rezas e as histórias de vida, constituem práticas educativas enraizadas na oralidade, na espiritualidade e na relação com a terra. A pesquisa se fundamenta em uma abordagem qualitativa, com análise discursiva dos relatos orais de quatro mulheres assentadas, cujas experiências foram colhidas por meio de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico dialoga com autores como Paulo Freire (2005), Boaventura de Sousa Santos (2019), Nêgo Bispo (2020) e Biderman (1999), que discutem os letramentos em suas múltiplas dimensões, em interface com a Antropologia e a Lexicologia alinhados a educação como prática da liberdade. Os resultados evidenciam que as práticas de cuidado com o corpo e com o espírito, transmitidas por meio da oralidade e do convívio comunitário, configuram formas legítimas de letramento ecológico, espiritual e linguístico. Esses saberes, muitas vezes invisibilizados por metodologias tradicionais de ensino hegemônico, representam formas potentes de resistência, afirmação identitária e exercício da cidadania no contexto da Educação, sobretudo a Educação do Campo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.