EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133951 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6760 "inscrito_id" => 13928 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO" "resumo" => "O presente estudo propõe-se a fazer uma reflexão acerca do tratamento dispensado as questões da diversidade no ambiente escolar. O objetivo é provocar o educador e a escola acerca do tratamento da diversidade no processo de ensino-aprendizagem, despertando-os para a sua responsabilidade social, através de uma prática pedagógica que propicie a formação integral e crítica dos estudantes, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social. Buscou-se conhecer o conceito de diversidade e o que dizem os documentos referentes à politica nacional de inclusão e sua aplicabilidade na prática; Analisar a abordagem da escola nos temas referentes à raça/etnia, religião, gênero, sexualidade e comportamento, compreendendo o lugar da diversidade na escola; Refletir sobre a forma e o tratamento dispensado ás questões da diversidade na escola e como isso afeta de forma positiva e/ou negativa na formação do estudante. Para tanto, realizou-se uma investigação de cunho qualitativo, fundamentada por teóricos como: Arroyo(2016), Cisne(2015), Costa(2015), Ferreira(2011), Freire(2013), Gil(2010), Heedt(2007), Lima(2015), Mantoan(2001), Rocha(2014), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de observação, entrevistas semiestruturadas (questões abertas e fechadas), e analisados com base na análise de conteúdo, conforme Moraes (1999). Este é resultado de uma análise da política educacional e da prática pedagógica no Brasil a partir da perspectiva da diversidade e da inclusão, e da pesquisa de campo realizada na Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins, especificamente com os estudantes e professoras da turma do 5º ano “B”. Estas referências constituíram a natureza qualitativa deste trabalho. Os dados obtidos apontam que é de extrema urgência e importância um tratamento cuidadoso quanto às temáticas relacionadas à diversidade na educação básica para o desenvolvimento saudável dos educandos e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, tolerante e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13928_TB6760_08042025224339.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO BARREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcossa.pj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133951 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6760 "inscrito_id" => 13928 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO SUJEITO" "resumo" => "O presente estudo propõe-se a fazer uma reflexão acerca do tratamento dispensado as questões da diversidade no ambiente escolar. O objetivo é provocar o educador e a escola acerca do tratamento da diversidade no processo de ensino-aprendizagem, despertando-os para a sua responsabilidade social, através de uma prática pedagógica que propicie a formação integral e crítica dos estudantes, sobretudo àqueles em situação de vulnerabilidade social. Buscou-se conhecer o conceito de diversidade e o que dizem os documentos referentes à politica nacional de inclusão e sua aplicabilidade na prática; Analisar a abordagem da escola nos temas referentes à raça/etnia, religião, gênero, sexualidade e comportamento, compreendendo o lugar da diversidade na escola; Refletir sobre a forma e o tratamento dispensado ás questões da diversidade na escola e como isso afeta de forma positiva e/ou negativa na formação do estudante. Para tanto, realizou-se uma investigação de cunho qualitativo, fundamentada por teóricos como: Arroyo(2016), Cisne(2015), Costa(2015), Ferreira(2011), Freire(2013), Gil(2010), Heedt(2007), Lima(2015), Mantoan(2001), Rocha(2014), dentre outros. Os dados foram coletados por meio de observação, entrevistas semiestruturadas (questões abertas e fechadas), e analisados com base na análise de conteúdo, conforme Moraes (1999). Este é resultado de uma análise da política educacional e da prática pedagógica no Brasil a partir da perspectiva da diversidade e da inclusão, e da pesquisa de campo realizada na Unidade de Educação Básica Senador Miguel Lins, especificamente com os estudantes e professoras da turma do 5º ano “B”. Estas referências constituíram a natureza qualitativa deste trabalho. Os dados obtidos apontam que é de extrema urgência e importância um tratamento cuidadoso quanto às temáticas relacionadas à diversidade na educação básica para o desenvolvimento saudável dos educandos e a construção de uma sociedade mais justa, igualitária, tolerante e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13928_TB6760_08042025224339.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS ANTÔNIO BARREIRA DE SÁ" "autor_nome_curto" => "MARCOS" "autor_email" => "marcossa.pj@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }