MINI-HISTÓRIAS: NARRATIVAS POÉTICAS DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6788 "inscrito_id" => 5567 "titulo" => "MINI-HISTÓRIAS: NARRATIVAS POÉTICAS DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência tem por objetivo fortalecer a formação de estudantes de licenciatura por meio da inserção destes no cotidiano escolar, permitindo-lhes experienciar os desafios e possibilidades da escola pública. A Escola Municipal Instituto Bíblico do Norte parceira da UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, acolhe oito bolsistas do curso de Pedagogia. Este trabalho traz um relato de experiência do processo de acolhimento e co-formação dessas bolsistas, que chegam à escola com forte desejo de se tornarem professoras de crianças pequenas e descobrirem as culturas das infâncias. O período de observação e construção da documentação pedagógica foi organizado em quatro etapas: (1) observação livre das vivências; (2) registro com fotos em mural coletivo, onde as bolsistas registraram um momento significativo da observação com foto e texto; (3) discussão do mural coletivo, e apresentação da proposta de mini-histórias; (4) uso das mini-histórias como forma de documentação pedagógica. Essas mini-histórias tornaram-se narrativas poéticas da presença do PIBID na escola, valorizando as múltiplas linguagens das crianças. Esta experiência fundamenta-se em Focchi (2019) e Clandinin (2011), e busca avançar na discussão do conceito de mini-história e sua relevância para o chão da escola de educação infantil e para a formação docente inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5567_TB6788_08042025225225.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLY FALCÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY" "autor_email" => "franciellyfalcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133973 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6788 "inscrito_id" => 5567 "titulo" => "MINI-HISTÓRIAS: NARRATIVAS POÉTICAS DO PIBID NA ESCOLA MUNICIPAL INSTITUTO BÍBLICO DO NORTE" "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa e Iniciação a Docência tem por objetivo fortalecer a formação de estudantes de licenciatura por meio da inserção destes no cotidiano escolar, permitindo-lhes experienciar os desafios e possibilidades da escola pública. A Escola Municipal Instituto Bíblico do Norte parceira da UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, acolhe oito bolsistas do curso de Pedagogia. Este trabalho traz um relato de experiência do processo de acolhimento e co-formação dessas bolsistas, que chegam à escola com forte desejo de se tornarem professoras de crianças pequenas e descobrirem as culturas das infâncias. O período de observação e construção da documentação pedagógica foi organizado em quatro etapas: (1) observação livre das vivências; (2) registro com fotos em mural coletivo, onde as bolsistas registraram um momento significativo da observação com foto e texto; (3) discussão do mural coletivo, e apresentação da proposta de mini-histórias; (4) uso das mini-histórias como forma de documentação pedagógica. Essas mini-histórias tornaram-se narrativas poéticas da presença do PIBID na escola, valorizando as múltiplas linguagens das crianças. Esta experiência fundamenta-se em Focchi (2019) e Clandinin (2011), e busca avançar na discussão do conceito de mini-história e sua relevância para o chão da escola de educação infantil e para a formação docente inicial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID5567_TB6788_08042025225225.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCIELLY FALCÃO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "FRANCIELLY" "autor_email" => "franciellyfalcao@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }