AS DISCIPLINAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO(A) E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6890 "inscrito_id" => 15285 "titulo" => "AS DISCIPLINAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO(A) E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A alfabetização e o letramento são essenciais nos anos iniciais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que ela ocorra até o final do segundo ano. Porém, na realidade e por questões diversas, essa meta não vem sendo alcançada. Nesse sentido, urge a importância de pesquisar como os cursos de Pedagogia ofertam as disciplinas de alfabetização na língua portuguesa, pois elas têm impacto direto na formação docente. Assim, este trabalho teve como objetivo comparar as disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas nos cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior públicas do Distrito Federal e do estado de Goiás, que tratam da Alfabetização e Letramento no contexto da língua portuguesa e na perspectiva da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para essa análise, usamos um enfoque qualitativo e realizamos uma pesquisa documental, utilizando-se dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) comparando a ementa de disciplinas de sete Instituições de Ensino Superior (IES), buscando semelhanças e diferenças entre essas disciplinas que evidenciassem, bem como suas respectivas cargas horárias e forma de oferta nos referidos cursos. Observamos que o número de disciplinas obrigatórias envolvendo a alfabetização e o letramento em língua portuguesa variou entre as instituições, tendo um mínimo de duas e no máximo seis disciplinas. Já sobre a carga-horária, verificou-se grande variação nas disciplinas obrigatórias - principalmente entre as universidades e os institutos federais. Entretanto, nas disciplinas optativas verificamos convergência na carga horária semestral. Outro ponto observado refere-se à modalidade da disciplina de Alfabetização e Letramento, que por vezes é ofertada de forma optativa no curso de Pedagogia. Por fim, destacamos que embora haja grande semelhança na proposta pedagógicas das disciplinas, como base na ementa, ocorre variação para essas disciplinas entre as instituições pesquisadas, o que evidencia singularidades das instituições e da identidade da área em cada curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15285_TB6890_08042025232136.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHÉSSYCA PASLANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "JHÉSSYCA" "autor_email" => "jhessycapaslandim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134050 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6890 "inscrito_id" => 15285 "titulo" => "AS DISCIPLINAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO DE PEDAGOGO(A) E SEU IMPACTO NA FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "A alfabetização e o letramento são essenciais nos anos iniciais do ensino fundamental e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que ela ocorra até o final do segundo ano. Porém, na realidade e por questões diversas, essa meta não vem sendo alcançada. Nesse sentido, urge a importância de pesquisar como os cursos de Pedagogia ofertam as disciplinas de alfabetização na língua portuguesa, pois elas têm impacto direto na formação docente. Assim, este trabalho teve como objetivo comparar as disciplinas obrigatórias e optativas ofertadas nos cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior públicas do Distrito Federal e do estado de Goiás, que tratam da Alfabetização e Letramento no contexto da língua portuguesa e na perspectiva da docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para essa análise, usamos um enfoque qualitativo e realizamos uma pesquisa documental, utilizando-se dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) comparando a ementa de disciplinas de sete Instituições de Ensino Superior (IES), buscando semelhanças e diferenças entre essas disciplinas que evidenciassem, bem como suas respectivas cargas horárias e forma de oferta nos referidos cursos. Observamos que o número de disciplinas obrigatórias envolvendo a alfabetização e o letramento em língua portuguesa variou entre as instituições, tendo um mínimo de duas e no máximo seis disciplinas. Já sobre a carga-horária, verificou-se grande variação nas disciplinas obrigatórias - principalmente entre as universidades e os institutos federais. Entretanto, nas disciplinas optativas verificamos convergência na carga horária semestral. Outro ponto observado refere-se à modalidade da disciplina de Alfabetização e Letramento, que por vezes é ofertada de forma optativa no curso de Pedagogia. Por fim, destacamos que embora haja grande semelhança na proposta pedagógicas das disciplinas, como base na ementa, ocorre variação para essas disciplinas entre as instituições pesquisadas, o que evidencia singularidades das instituições e da identidade da área em cada curso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15285_TB6890_08042025232136.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JHÉSSYCA PASLANDIM SILVA" "autor_nome_curto" => "JHÉSSYCA" "autor_email" => "jhessycapaslandim@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }