“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6916 "inscrito_id" => 11686 "titulo" => "“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”" "resumo" => "Desenvolvido na ECIT Raul Córdula, em João Pessoa – PB, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o projeto “Contando e Encantando: A Literatura e o Protagonismo em Cena” teve como objetivos centrais combater o déficit de aprendizagem e estimular o protagonismo juvenil, por meio da leitura literária e da expressão artística através do teatro. A proposta fundamentou-se nas práticas de letramento literário, conforme defendido por Rildo Cosson, promovendo a fruição, reflexão e produção textual como experiências significativas que inserem o aluno no universo da literatura de forma crítica e participativa. Os estudantes foram convidados a ler, interpretar e reescrever narrativas clássicas, que foram transformadas em roteiros teatrais. Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de leitura e escrita criativa, adaptação de textos, construção de figurinos e cenários, ensaios e apresentações públicas. Essas práticas favoreceram o desenvolvimento da oralidade, escuta sensível, cooperação, criatividade e senso estético, em consonância com a concepção freireana de uma educação emancipadora e humanizadora. A fundamentação teórica incluiu, além de Cosson e Freire, autores como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo e Antônio Cândido, que defendem a literatura e a arte como ferramentas para a formação cidadã e crítica. Por fim, destaca-se que os resultados foram significativos: maior interesse pela leitura do texto literário, como também avanços na produção escrita, aumento da autoestima e do engajamento escolar. A culminância, com sarau e apresentações teatrais, evidenciou o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e comunidade. O projeto demonstrou grande relevância pedagógica e potencial de replicabilidade, contribuindo para uma prática docente voltada à formação crítica, literária e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11686_TB6916_08042025232906.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RUTH CAMILO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA RUTH" "autor_email" => "anaruthcamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134071 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6916 "inscrito_id" => 11686 "titulo" => "“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”" "resumo" => "Desenvolvido na ECIT Raul Córdula, em João Pessoa – PB, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o projeto “Contando e Encantando: A Literatura e o Protagonismo em Cena” teve como objetivos centrais combater o déficit de aprendizagem e estimular o protagonismo juvenil, por meio da leitura literária e da expressão artística através do teatro. A proposta fundamentou-se nas práticas de letramento literário, conforme defendido por Rildo Cosson, promovendo a fruição, reflexão e produção textual como experiências significativas que inserem o aluno no universo da literatura de forma crítica e participativa. Os estudantes foram convidados a ler, interpretar e reescrever narrativas clássicas, que foram transformadas em roteiros teatrais. Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de leitura e escrita criativa, adaptação de textos, construção de figurinos e cenários, ensaios e apresentações públicas. Essas práticas favoreceram o desenvolvimento da oralidade, escuta sensível, cooperação, criatividade e senso estético, em consonância com a concepção freireana de uma educação emancipadora e humanizadora. A fundamentação teórica incluiu, além de Cosson e Freire, autores como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo e Antônio Cândido, que defendem a literatura e a arte como ferramentas para a formação cidadã e crítica. Por fim, destaca-se que os resultados foram significativos: maior interesse pela leitura do texto literário, como também avanços na produção escrita, aumento da autoestima e do engajamento escolar. A culminância, com sarau e apresentações teatrais, evidenciou o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e comunidade. O projeto demonstrou grande relevância pedagógica e potencial de replicabilidade, contribuindo para uma prática docente voltada à formação crítica, literária e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11686_TB6916_08042025232906.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RUTH CAMILO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA RUTH" "autor_email" => "anaruthcamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }