Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134071
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6916
    "inscrito_id" => 11686
    "titulo" => "“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”"
    "resumo" => "Desenvolvido na ECIT Raul Córdula, em João Pessoa – PB, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o projeto “Contando e Encantando: A Literatura e o Protagonismo em Cena” teve como objetivos centrais combater o déficit de aprendizagem e estimular o protagonismo juvenil, por meio da leitura literária e da expressão artística através do teatro. A proposta fundamentou-se nas práticas de letramento literário, conforme defendido por Rildo Cosson, promovendo a fruição, reflexão e produção textual como experiências significativas que inserem o aluno no universo da literatura de forma crítica e participativa. Os estudantes foram convidados a ler, interpretar e reescrever narrativas clássicas, que foram transformadas em roteiros teatrais. Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de leitura e escrita criativa, adaptação de textos, construção de figurinos e cenários, ensaios e apresentações públicas. Essas práticas favoreceram o desenvolvimento da oralidade, escuta sensível, cooperação, criatividade e senso estético, em consonância com a concepção freireana de uma educação emancipadora e humanizadora. A fundamentação teórica incluiu, além de Cosson e Freire, autores como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo e Antônio Cândido, que defendem a literatura e a arte como ferramentas para a formação cidadã e crítica. Por fim, destaca-se que os resultados foram significativos: maior interesse pela leitura do texto literário, como também avanços na produção escrita, aumento da autoestima e do engajamento escolar. A culminância, com sarau e apresentações teatrais, evidenciou o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e comunidade. O projeto demonstrou grande relevância pedagógica e potencial de replicabilidade, contribuindo para uma prática docente voltada à formação crítica, literária e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11686_TB6916_08042025232906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTH CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTH"
    "autor_email" => "anaruthcamilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134071
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6916
    "inscrito_id" => 11686
    "titulo" => "“CONTANDO E ENCANTANDO: A LITERATURA E O PROTAGONISMO EM CENA”"
    "resumo" => "Desenvolvido na ECIT Raul Córdula, em João Pessoa – PB, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o projeto “Contando e Encantando: A Literatura e o Protagonismo em Cena” teve como objetivos centrais combater o déficit de aprendizagem e estimular o protagonismo juvenil, por meio da leitura literária e da expressão artística através do teatro. A proposta fundamentou-se nas práticas de letramento literário, conforme defendido por Rildo Cosson, promovendo a fruição, reflexão e produção textual como experiências significativas que inserem o aluno no universo da literatura de forma crítica e participativa. Os estudantes foram convidados a ler, interpretar e reescrever narrativas clássicas, que foram transformadas em roteiros teatrais. Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de leitura e escrita criativa, adaptação de textos, construção de figurinos e cenários, ensaios e apresentações públicas. Essas práticas favoreceram o desenvolvimento da oralidade, escuta sensível, cooperação, criatividade e senso estético, em consonância com a concepção freireana de uma educação emancipadora e humanizadora. A fundamentação teórica incluiu, além de Cosson e Freire, autores como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo e Antônio Cândido, que defendem a literatura e a arte como ferramentas para a formação cidadã e crítica. Por fim, destaca-se que os resultados foram significativos: maior interesse pela leitura do texto literário, como também avanços na produção escrita, aumento da autoestima e do engajamento escolar. A culminância, com sarau e apresentações teatrais, evidenciou o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e comunidade. O projeto demonstrou grande relevância pedagógica e potencial de replicabilidade, contribuindo para uma prática docente voltada à formação crítica, literária e cidadã."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11686_TB6916_08042025232906.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA RUTH CAMILO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA RUTH"
    "autor_email" => "anaruthcamilo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Desenvolvido na ECIT Raul Córdula, em João Pessoa – PB, com estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental, o projeto “Contando e Encantando: A Literatura e o Protagonismo em Cena” teve como objetivos centrais combater o déficit de aprendizagem e estimular o protagonismo juvenil, por meio da leitura literária e da expressão artística através do teatro. A proposta fundamentou-se nas práticas de letramento literário, conforme defendido por Rildo Cosson, promovendo a fruição, reflexão e produção textual como experiências significativas que inserem o aluno no universo da literatura de forma crítica e participativa. Os estudantes foram convidados a ler, interpretar e reescrever narrativas clássicas, que foram transformadas em roteiros teatrais. Entre as atividades realizadas, destacam-se oficinas de leitura e escrita criativa, adaptação de textos, construção de figurinos e cenários, ensaios e apresentações públicas. Essas práticas favoreceram o desenvolvimento da oralidade, escuta sensível, cooperação, criatividade e senso estético, em consonância com a concepção freireana de uma educação emancipadora e humanizadora. A fundamentação teórica incluiu, além de Cosson e Freire, autores como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo e Antônio Cândido, que defendem a literatura e a arte como ferramentas para a formação cidadã e crítica. Por fim, destaca-se que os resultados foram significativos: maior interesse pela leitura do texto literário, como também avanços na produção escrita, aumento da autoestima e do engajamento escolar. A culminância, com sarau e apresentações teatrais, evidenciou o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos entre escola, alunos e comunidade. O projeto demonstrou grande relevância pedagógica e potencial de replicabilidade, contribuindo para uma prática docente voltada à formação crítica, literária e cidadã.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.