LEVANTAMENTO NOS ANAIS DO ENPEC SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7012 "inscrito_id" => 15241 "titulo" => "LEVANTAMENTO NOS ANAIS DO ENPEC SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Atualmente, a educação inclusiva vem conseguindo espaço nas discussões do cenário educacional, principalmente no âmbito da formação docente, uma vez que a demanda de alunos com deficiências no ensino regular tem aumentado gradativamente, ocasionando receios e insegurança nos professores que atuam em instituições de ensino e se deparam diante dessa realidade. O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis tendências acerca de pesquisas voltadas às Tecnologias Digitais atreladas a Educação Inclusiva no Ensino de Ciências em anais do ENPEC, maior evento brasileiro da área. No cenário atual, as tecnologias digitais têm tido claramente um grande impacto em muitas áreas da sociedade, sendo muito comum o emprego das TDIC voltadas para as práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, do tipo revisão da literatura. Realizou-se um levantamento, no que diz respeito ao tema e sua relação com o ensino de ciências, buscando por trabalhos apresentados no ENPEC e registrado nas atas do evento nas edições de 2011 – 2021. Concluímos que apesar dos avanços, o desafio para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas ainda persiste no Brasil. Entre os desafios enfrentados estão a ausência de estrutura adequada do ambiente escolar, a disponibilidade de equipamentos, a conexão de internet, a formação profissional especializada, a falta de materiais adaptados, entre outros fatores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15241_TB7012_08042025235023.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENILDA DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "RENILDA" "autor_email" => "renilda1992@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134131 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7012 "inscrito_id" => 15241 "titulo" => "LEVANTAMENTO NOS ANAIS DO ENPEC SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "Atualmente, a educação inclusiva vem conseguindo espaço nas discussões do cenário educacional, principalmente no âmbito da formação docente, uma vez que a demanda de alunos com deficiências no ensino regular tem aumentado gradativamente, ocasionando receios e insegurança nos professores que atuam em instituições de ensino e se deparam diante dessa realidade. O objetivo deste trabalho é analisar as possíveis tendências acerca de pesquisas voltadas às Tecnologias Digitais atreladas a Educação Inclusiva no Ensino de Ciências em anais do ENPEC, maior evento brasileiro da área. No cenário atual, as tecnologias digitais têm tido claramente um grande impacto em muitas áreas da sociedade, sendo muito comum o emprego das TDIC voltadas para as práticas pedagógicas. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, do tipo revisão da literatura. Realizou-se um levantamento, no que diz respeito ao tema e sua relação com o ensino de ciências, buscando por trabalhos apresentados no ENPEC e registrado nas atas do evento nas edições de 2011 – 2021. Concluímos que apesar dos avanços, o desafio para a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas ainda persiste no Brasil. Entre os desafios enfrentados estão a ausência de estrutura adequada do ambiente escolar, a disponibilidade de equipamentos, a conexão de internet, a formação profissional especializada, a falta de materiais adaptados, entre outros fatores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15241_TB7012_08042025235023.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENILDA DE OLIVEIRA GOMES" "autor_nome_curto" => "RENILDA" "autor_email" => "renilda1992@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }