Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCANDO PELAS MARGENS: LITERATURA MARGINAL BRASILEIRA E SUAS PRÁTICAS NA CONTEMPORANEIDADE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134212
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7130
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "EDUCANDO PELAS MARGENS: LITERATURA MARGINAL BRASILEIRA E SUAS PRÁTICAS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "No cenário nacional, as demandas sociais da atualidade, cada vez mais plurais e complexas, estão a exigir uma nova concepção de educação, em todos os sentidos. A educação marginal, compreendida como um conglomerado de vários saberes, outrora invisibilizados, busca dialogar de forma ética com a pluralidade do conhecimento já produzido, bem como propõe o exercício de abertura para a experiência dos saberes fluidos, livres, a exemplo das perspectivas decoloniais, contracoloniais, da interseccionalidade, das questões de gênero, entre outras tantas. Por esse viés, a literatura marginal e periférica, enquanto elemento de representação simbólica de um grande estrato social brasileiro, desempenha um importante papel democratizador e de socialização da cultura escrita nos espaços não formais e formais de ensino. Diante disso, o presente trabalho pretende compreender o espaço ocupado pelo ensino da literatura marginal e periférica no contexto escolar atual, com vistas a questionar se as políticas de inclusão, de aceitação da cultura do outro ou do multiculturalismo são capazes de desconstruir ou revisar os valores instituídos na sociedade e até então perpetuados pelo sistema escolar. À luz das perspectivas da teoria e da crítica literária, segundo os autores de base: Robert Ernest Curtius, Leyla Perrone-Moisés, Antonio Candido, e outros, propõe-se uma postura ética para o ensino de literatura, por meio de estudos que combatem o pensamento hegemônico e cristalizado, determinado por um modelo acadêmico de produção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID994_TB7130_11042025124038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MAURÍCIO SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.sampaio@ifnmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134212
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7130
    "inscrito_id" => 994
    "titulo" => "EDUCANDO PELAS MARGENS: LITERATURA MARGINAL BRASILEIRA E SUAS PRÁTICAS NA CONTEMPORANEIDADE"
    "resumo" => "No cenário nacional, as demandas sociais da atualidade, cada vez mais plurais e complexas, estão a exigir uma nova concepção de educação, em todos os sentidos. A educação marginal, compreendida como um conglomerado de vários saberes, outrora invisibilizados, busca dialogar de forma ética com a pluralidade do conhecimento já produzido, bem como propõe o exercício de abertura para a experiência dos saberes fluidos, livres, a exemplo das perspectivas decoloniais, contracoloniais, da interseccionalidade, das questões de gênero, entre outras tantas. Por esse viés, a literatura marginal e periférica, enquanto elemento de representação simbólica de um grande estrato social brasileiro, desempenha um importante papel democratizador e de socialização da cultura escrita nos espaços não formais e formais de ensino. Diante disso, o presente trabalho pretende compreender o espaço ocupado pelo ensino da literatura marginal e periférica no contexto escolar atual, com vistas a questionar se as políticas de inclusão, de aceitação da cultura do outro ou do multiculturalismo são capazes de desconstruir ou revisar os valores instituídos na sociedade e até então perpetuados pelo sistema escolar. À luz das perspectivas da teoria e da crítica literária, segundo os autores de base: Robert Ernest Curtius, Leyla Perrone-Moisés, Antonio Candido, e outros, propõe-se uma postura ética para o ensino de literatura, por meio de estudos que combatem o pensamento hegemônico e cristalizado, determinado por um modelo acadêmico de produção do conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID994_TB7130_11042025124038.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENATA MAURÍCIO SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "RENATA"
    "autor_email" => "renata.sampaio@ifnmg.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS (IFNMG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

No cenário nacional, as demandas sociais da atualidade, cada vez mais plurais e complexas, estão a exigir uma nova concepção de educação, em todos os sentidos. A educação marginal, compreendida como um conglomerado de vários saberes, outrora invisibilizados, busca dialogar de forma ética com a pluralidade do conhecimento já produzido, bem como propõe o exercício de abertura para a experiência dos saberes fluidos, livres, a exemplo das perspectivas decoloniais, contracoloniais, da interseccionalidade, das questões de gênero, entre outras tantas. Por esse viés, a literatura marginal e periférica, enquanto elemento de representação simbólica de um grande estrato social brasileiro, desempenha um importante papel democratizador e de socialização da cultura escrita nos espaços não formais e formais de ensino. Diante disso, o presente trabalho pretende compreender o espaço ocupado pelo ensino da literatura marginal e periférica no contexto escolar atual, com vistas a questionar se as políticas de inclusão, de aceitação da cultura do outro ou do multiculturalismo são capazes de desconstruir ou revisar os valores instituídos na sociedade e até então perpetuados pelo sistema escolar. À luz das perspectivas da teoria e da crítica literária, segundo os autores de base: Robert Ernest Curtius, Leyla Perrone-Moisés, Antonio Candido, e outros, propõe-se uma postura ética para o ensino de literatura, por meio de estudos que combatem o pensamento hegemônico e cristalizado, determinado por um modelo acadêmico de produção do conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.