IDENTIDADE ÉTNICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ESCOLA INDÍGENA ITÁ-ARA ( CEARÁ)
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A investigação parte da compreensão da identidade cultural como uma construção social, histórica e cultural, conforme Stuart Hall (1999), além de considerar as contribuições de Santos (2016), que discute a pluralidade das identidades e suas implicações no campo educacional. A fundamentação teórica sobre educação escolar indígena baseou-se em autores como Nascimento (2014), Mato Grosso (1997), Ribeiro (2007), Burbano Paredes (1994), Ferreira (2001) e Freire (2004), que destacam a importância de práticas pedagógicas que valorizem os saberes e modos de vida indígenas.A metodologia adotada foi qualitativa, com base na observação e escuta sensível de relatos de experiência durante as aulas, articulada à pesquisa bibliográfica. O diálogo constante com os sujeitos da pesquisa permitiu compreender as dinâmicas identitárias presentes no cotidiano escolar e as formas pelas quais são construídas e reconstruídas no espaço educativo. 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