Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IDENTIDADE ÉTNICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA ESCOLA INDÍGENA ITÁ-ARA ( CEARÁ)

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada na Escola Indígena Itá-ara, com o objetivo de compreender como a identidade étnica é expressa e afirmada no contexto da educação escolar indígena. A investigação parte da compreensão da identidade cultural como uma construção social, histórica e cultural, conforme Stuart Hall (1999), além de considerar as contribuições de Santos (2016), que discute a pluralidade das identidades e suas implicações no campo educacional. A fundamentação teórica sobre educação escolar indígena baseou-se em autores como Nascimento (2014), Mato Grosso (1997), Ribeiro (2007), Burbano Paredes (1994), Ferreira (2001) e Freire (2004), que destacam a importância de práticas pedagógicas que valorizem os saberes e modos de vida indígenas.A metodologia adotada foi qualitativa, com base na observação e escuta sensível de relatos de experiência durante as aulas, articulada à pesquisa bibliográfica. O diálogo constante com os sujeitos da pesquisa permitiu compreender as dinâmicas identitárias presentes no cotidiano escolar e as formas pelas quais são construídas e reconstruídas no espaço educativo. Os resultados evidenciam que as atividades desenvolvidas pela escola têm como princípio o fortalecimento e a preservação da cultura indígena, garantindo aos estudantes o sentimento de pertencimento e a valorização de suas identidades. A vivência escolar proporciona o reconhecimento da diversidade cultural como elemento formador da identidade étnica e reforça o papel da escola na promoção de uma educação comprometida com a ancestralidade, os saberes tradicionais e a resistência cultural. Assim, a Escola Itá-ara reafirma seu compromisso com uma educação que respeita, fortalece e celebra a identidade indígena, promovendo um espaço de aprendizagem que integra cultura, história e conhecimento.

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