Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENTRE DESENHOS E CORES: UMA ANÁLISE DO ENSINO DE ARTE EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE FARIAS BRITO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

De lá para cá, o que de fato mudou? O ensino da Arte ainda se restringe à pintura de desenhos? Foi a partir dessas indagações que este estudo teve início, com o objetivo de compreender de que forma o ensino da Arte tem se manifestado nos ambientes escolares. Considera-se, para tanto, a experiência pessoal da pesquisadora, que há cerca de quinze anos, quando cursava os anos iniciais do Ensino Fundamental, vivenciou um ensino de Arte limitado à pintura de desenhos prontos. Reconhecendo-se a importância da Arte para o desenvolvimento integral da criança, conforme destaca Almeida (1992, p. 48), “a maioria dos professores acredita que desenhar, pintar, modelar, cantar, dançar, tocar e representar é bom para o aluno, mas poucos são capazes de apresentar argumentos convincentes para responder “por que essas atividades são importantes e devem ser incluídas no currículo escolar?” Diante dessa problemática, o presente estudo buscou refletir sobre as práticas pedagógicas relacionadas ao ensino de arte em uma escola pública de Ensino Fundamental localizada na zona rural do município de Farias Brito. Trata-se de uma pesquisa de campo, por meio da qual foi possível observar como essa área do conhecimento tem sido conduzida na referida instituição. A partir da análise dos dados coletados, constatou-se que muitos docentes, embora reconheçam a Arte como forma de expressão e de entretenimento para as crianças, ainda adotam práticas pedagógicas limitadas, como colagens de recortes em desenhos prontos e fotocopiados restringindo, assim, o potencial expressivo e formativo dessa disciplina. Nesse sentindo, recorremos Iavelberg (2003, p. 12) quando ressalta que “é necessário que o professor seja um estudante fascinado por arte, pois só assim terá entusiasmo para ensinar e transmitir a seus alunos a vontade de aprender”.

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