Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERESPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM BOM JESUS/RN

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A educação especial representa campo de urgente necessidade por formação de professores e auxiliares de sala, considerando a importância de proporcionar atualização e qualificação para profissionais da educação que atuam no atendimento a alunos com necessidades educacionais especializadas (NEE). Esta maior necessidade é justificada pelo número crescente de alunos com NEE, para os quais, os professores precisam dispor de estratégias e recursos educacionais que favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. No Município de Bom Jesus/RN, por exemplo, se tem aproximadamente 120 alunos com NEE nas diversas etapas de ensino. Neste sentido, este estudo teve como objetivo analisar a experiência de formação em educação especial na perspectiva da educação inclusiva para professores, auxiliares de sala e estagiários da Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus/RN. A formação em educação especial na perspectiva da educação inclusiva para a Rede Municipal de Ensino de Bom Jesus/RN foi realizada no dia 22 de março de 2025, no primeiro sábado letivo do ano, tendo como tema principal: “práticas inclusivas na escola: o plano educacional individualizado (PEI) como estratégia para a aprendizagem de todos”. A formação contou a participação 150 profissionais da educação, entre professores, auxiliares de sala e estagiários, de todas as etapas e modalidades. Os professores que ministraram a formação apresentaram conhecimentos teóricos e experiência práticas vinculadas ao PEI, relacionando a cada etapa de ensino, pois, as formações ocorreram em separado para cada etapa. Nesta primeira experiência de formação continuada sobre Educação Especial para toda a rede de ensino, foi registrada adesão superior a 95% dos profissionais da educação. A realizada da formação continuada para profissionais da educação de Bom Jesus/RN, em particular, sobre o PEI, mostrou-se como importante para favorecer o melhor direcionamento das estratégias pedagógicas e, consequentemente, garantir o pleno potencial de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos com NEE.

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